Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 27-10-2015

Empreitada de reperfilamento da Ribeira da Beira, em S. Jorge, adjudicada por 200 mil euros


A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, adjudicou a empreitada de reperfilamento da Ribeira da Beira, no concelho das Velas, em S. Jorge, à empresa Tecnovia - Açores por cerca de 200 mil euros.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 180 dias e inclui a construção de três passagens hidráulicas, além da proteção, regularização e controlo de cheias naquela ribeira, com o objetivo de proteger pessoas e bens.

O projeto contempla ainda a requalificação ambiental do leito e das margens, com operações de limpeza e desobstrução ao longo de todo o traçado a intervencionar, assim como a renaturalização dos troços da ribeira, nomeadamente através da aplicação de material vegetal que irá contribuir para estabilizar as margens, controlar a erosão, revitalizar o habitat e efetuar a integração paisagística.

A montante da primeira passagem hidráulica vai ser construído um muro de suporte de delimitação da linha de água e um açude para retenção de material sólido.

A intervenção contempla também a demolição e construção de muros novos em alvenaria hidráulica de pedra nos locais onde atualmente existem muros, assim como a consolidação de muros existentes e a execução de lajes de fundo.

No corrente ano, dos cerca de 5,5 milhões de euros executados no domínio dos recursos hídricos, cerca de 4,7 milhões correspondem a ações de manutenção e limpeza e a intervenções de reperfilamento e outras obras hidráulicas nas linhas de água em toda a Região.

A estas ações somam-se ainda as intervenções feitas no âmbito do programa Eco-Freguesia, tendo este ano sido atribuídos apoios no valor global de 450 mil euros.

Autor: GacS/OG

Numero de Visitantes
  3060535  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE