Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Horta 11-02-2015

Governo dos Açores adjudica obra na Grota da Areia, no Pilar da Bretanha, em S. Miguel


A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, adjudicou a empreitada de intervenção na Grota da Areia, no Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada, por cerca de 400 mil euros à empresa Tecnovia-Açores.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de seis meses e prevê a construção de caleiras para encaminhamento das águas pluviais e de poços sumidouros para absorção do caudal.

A obra contempla ainda a regularização e estabilização das margens, com taludes e muros de contenção, além da execução de uma bacia de retenção a montante.

O melhoramento do acesso ao leito da Grota da Areia pela Estrada Regional n.º 1 e a remoção e implementação de uma nova passagem hidráulica, incluindo passeios, pavimento e guardas na estrada camarária são outras das intervenções previstas na empreitada.

O Governo dos Açores vai investir, este ano, mais de cinco milhões de euros na requalificação e proteção das linhas de águas em toda a Região, tendo em vista salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

Além das constantes ações de limpeza e manutenção realizadas pelos serviços operativos, vai também ser executada este ano, em São Miguel, a construção da bacia de retenção na Ribeira de Santa Bárbara, no concelho da Ribeira Grande, depois de terem sido recentemente concluídas as obras de reperfilamento do leito da Ribeira Quente, no concelho da Povoação.

Nas Flores, vai ser executada a empreitada de requalificação da Fajãzinha, incluindo o desvio das águas pluviais oriundas da encosta sobrejacente à estrada regional.

Vão também ser executadas as obras de retenção e desvio de caudais e reperfilamento de leitos em linhas de água nas freguesias de São Caetano e da Prainha, na ilha do Pico, e de reperfilamento do leito e redimensionamento de passagens hidráulicas na Ribeira da Beira, em São Jorge.

Na ilha Terceira, o Governo dos Açores vai executar as obras de requalificação da Grota de Francisco Vieira, no Raminho, de reperfilamento do leito e redimensionamento de passagem hidráulica na Grota da Chouriça, na freguesia da Ribeirinha, e dará início à empreitada de requalificação da Ribeira de São Bento, em Angra do Heroísmo.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  3068252  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE