Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 19-09-2013

Alteração do Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida da Vinha do Pico em consulta pública


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais promove, a partir de hoje e até ao próximo dia 17 de outubro, um período de auscultação pública destinado recolher sugestões para o processo de alteração ao Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (POPPVIP).

“Os cidadãos e entidades interessadas, de acordo com a portaria publicada esta quinta-feira, podem formular sugestões e apresentar questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de alteração do Plano”, disse o Diretor Regional do Ambiente.

No decorrer de uma visita a uma vinha em reabilitação, na área da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico, Hernâni Jorge revelou ainda que a Direção Regional do Ambiente vai promover ações de auscultação da população e das entidades públicas e privadas com interesses na área de intervenção do POPPVIP.

Ainda, serão realizadas reuniões com os municípios e uma sessão pública, no dia 2 de outubro, às 20h00, no Gabinete Técnico da PPCVIP, no Lajido de Santa Luzia, na ilha do Pico.

Recorde-se que o POPPVIP foi elaborado com os propósitos de salvaguardar os valores ambientais, de paisagem, de conservação da biodiversidade e de fomento ao desenvolvimento sustentável da ilha do Pico, tendo como objetivos estratégicos a recuperação, reabilitação e conservação da paisagem da cultura tradicional da vinha do Pico em currais, entre outros.

Tendo em conta a evolução das condições económicas, sociais, culturais e ambientais e as conclusões apresentadas no 1.º Relatório de Avaliação do POPPVIP, nomeadamente no que respeita ao regulamento e respetiva cartografia, revela-se necessário proceder a uma alteração, sem interferir com os objetivos que presidiram à sua elaboração.

Para Hernâni Jorge, a vinha que visitou hoje na freguesia da Candelária, concelho da Madalena, “ constitui um bom exemplo do processo de reabilitação em curso”.

“Desde a criação dos mecanismos de incentivos, foram contratados apoios à reabilitação de mais de 70 hectares de vinha e assegurada a manutenção de uma área que ultrapassa os 200 hectares, estancando o processo de abandono das vinhas e consolidando uma paisagem vitícola viva, com caraterísticas únicas e uma crescente relevância económica e social”, revelou.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  3068397  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE