Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 14-03-2013

Administração Hidrográfica dos Açores disponibiliza dados sobre as águas costeiras e de transição da Região


A Administração Hidrográfica dos Açores disponibiliza online o relatório final do projeto "Caracterização das massas de água costeiras das ilhas Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo e caracterização das massas de água de transição da Região Hidrográfica dos Açores".

Este trabalho fecha o primeiro ciclo de monitorização das massas de água costeiras e de transição da Região, com uma classificação preliminar do estado ecológico dessas massas.

A avaliação do estado ecológico a partir dos elementos fitoplâncton e macroalgas, aferiu que todas as massas de água costeiras avaliadas cumprem os objetivos ambientais da Diretiva Quadro da Água, isto é, possuem, pelo menos, um Bom estado ecológico. A quase totalidade das massas de água costeiras apresenta uma qualidade ecológica Excelente.

Os resultados da avaliação efetuada indicam que as massas de água de transição se encontram em estado ecológico Excelente. No entanto, as lagoas da Fajã dos Cubres, em especial a lagoa dos Cubres Este, podem ser consideradas em risco de eutrofização patenteado pelo aumento da concentração de nutrientes (especialmente nitratos) e da biomassa de macroalgas e macrófitas. Este risco de eutrofização parece resultar da entrada de nutrientes provenientes das escorrências dos terrenos agrícolas que rodeiam a bacia. A minimização deste risco deverá passar pelo ordenamento das atividades, nomeadamente agrícolas, no interior da bacia, reduzindo a pressão antrópica sobre a massa de água.

Os dados de qualidade obtidos permitiram uma avaliação preliminar do estado ecológico mas a informação é ainda insuficiente para se poder aplicar um índice biológico fiável e adaptado às especificidades da Região.

Nos termos da Diretiva Quadro da Água, deverá ser definido um programa de monitorização de vigilância para as massas de água costeiras e de transição, com uma periodicidade dependente quer do estado de qualidade (ponderando-se a robustez dos resultados da classificação preliminar) quer da avaliação de impactes da atividade humana referentes a essas massas de água.

As próximas etapas de monitorização das águas costeiras e de transição serão competência da direção regional dos Assuntos do Mar.

Para aceder ao Relatório do projeto de “Caracterização das massas de água costeiras e de transição da Região Hidrográfica dos Açores” clique aqui.

Autor: DRA/AHA

Numero de Visitantes
  3068760  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE