Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 14-01-2013

Serviços operativos da AHA procedem ao desassoreamento periódico e manutenção da obra de desvio parcial dos afluentes da Vala das Sete Cidades


Os serviços operativos da DRA/AHA procederam ao desassoreamento periódico e manutenção da obra de desvio parcial dos afluentes da Vala das Sete Cidades.

Esta obra inclui um açude de retenção e derivação de caudais situado a cerca de 400 metros a jusante da confluência das linhas de água Ribeiras dos Romangos e Caminho do Cemitério e uma bacia de dissipação, imediatamente a jusante do açude, para redução da energia de escoamento das águas pluviais.

Na segunda semana de janeiro de 2013, os trabalhos incluíram a limpeza e recolocação do rachão/pedra da zona, a jusante do açude de retenção, no canal em betão armado de transporte das águas da Vala das Sete Cidades para o túnel de descarga da lagoa das Sete Cidades, cujo desgaste se faz notar sempre que ocorrem situações hidrológicas extremas.

O desvio dos afluentes da Vala das Sete Cidades é a medida preventiva do plano de ordenamento da bacia hidrográfica da lagoa das Sete Cidades para o combate à eutrofização lagunar. A manutenção desta obra é de extrema importância para que se concretize a efetiva redução do caudal, com consequente redução de nutrientes, afluentes à lagoa das Sete Cidades.

Esta obra tem igualmente um papel importante na prevenção de situações hidrológicas extremas e no escoamento dos regimes torrenciais de ponta.

A melhoria da qualidade da água da lagoa Azul das Sete Cidades após a realização desta obra tem vindo a ser comprovada pelos resultados da rede de monitorização de vigilância do estado qualitativo da água das lagoas das sete Cidades, cujos resultados podem ser consultados no presente portal, através do seguinte endereço: http://www.azores.gov.pt/Gra/sram-drotrh/menus/secundario/Qualidade+da+água/

Autor: DRA/AHA

Numero de Visitantes
  3071727  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE