Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 19-02-2013

AHA promove reunião do projeto de caracterização das massas de água costeiras e de transição da Região Hidrográfica dos Açores


A Administração Hidrográfica dos Açores (AHA), da direção regional do Ambiente, promoveu uma reunião do projeto “Caracterização das massas de água costeiras das ilhas Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo e das massas de água de transição da Região Hidrográfica dos Açores”, no dia 1 de fevereiro de 2013, nas instalações da DRA em São Miguel.

Com a finalização deste projeto, executado por Agroleico / Universidade dos Açores e com os resultados já obtidos em 2008-2009 dos projetos de caracterização das massas de água costeiras das ilhas Santa Maria, São Miguel e Terceira e das massas de água de transição da Região Hidrográfica dos Açores, executados pela Universidade dos Açores, a Administração Hidrográfica dos Açores dispõe de uma caracterização inicial de todas as águas costeiras e de transição da Região, delimitadas segundo os critérios da Diretiva Quadro da Água (DQA).

A classificação das massas de água segundo os critérios da DQA implicou a adoção de índices biológicos, que permitiram uma classificação de “Excelente estado de qualidade”, para quase todas as massas de água costeiras estudadas.

A monitorização efetuada no decorrer dos projetos permitiu concluir que todas as massas de água costeiras e de transição da Região Hidrográfica Açores cumprem os objetivos ambientais fixados pela DQA e que a maioria delas se encontra num estado Excelente. No entanto, detetaram-se algumas situações de risco, particularmente nas águas de transição, que justificam alguns ajustamentos nos programas de monitorização desta categoria de massas de água.

As próximas etapas de monitorização das águas costeiras e de transição serão competência da direção regional dos Assuntos do Mar.

Autor: DRA/AHA

Numero de Visitantes
  3068255  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE