Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Horta 01-03-2012

Limpeza dos terrenos contaminados na Base das Lajes pode demorar entre 5 a 15 anos


A limpeza dos terrenos contaminados por hidrocarbonetos na Base das Lages, na ilha Terceira, poderá demorar entre cinco a 15 anos, admitiu hoje Francisco Tavares, representante dos Açores nas negociações com as autoridades norte-americanas.
Francisco Tavares, em declarações aos jornalistas à margem do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que hoje reuniu na Horta, afirmou que o processo será "demorado", embora Portugal e os EUA já tenham chegado a acordo quanto à calendarização dos trabalhos.

Um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresentado há cerca de um ano concluiu que a poluição por hidrocarbonetos estava localizada nos terrenos da Porta de Armas da base e junto aos tanques de armazenamento de combustível, em ambos os casos em aquíferos suspensos.

O estudo do LNEC, que envolveu 11.600 análises resultantes de 90 amostras de água retiradas em 54 pontos, resultou de notícias publicadas em 2009, baseadas em relatórios norte-americanos alegadamente confidenciais, que davam como poluída toda a zona circundante do perímetro das instalações militares, incluindo os aquíferos de abastecimento público de água, o que não se confirmou.

O calendário para a descontaminação estabelecido pelas autoridades de Portugal e dos EUA, segundo Francisco Tavares, determina que "a primeira fase da limpeza" deverá ocorrer entre "um a cinco anos", mas a conclusão dos trabalhos poderá demorar entre "cinco a 15 anos".

"Estes processos de remediação ambiental são muito longos devido à natureza do ecossistema e à complexidade do trabalho técnico que será feito", afirmou, assegurando, no entanto, que a contaminação provocada pelos norte-americanos "não constitui risco para a saúde pública", em particular para os habitantes do concelho da Praia da Vitória, onde a base aérea está instalada.

Nesta reunião do Conselho Regional do Ambiente, além da questão da descontaminação dos terrenos na Base das Lajes, foi também apresentado o relatório sobre o estado do ambiente nos Açores, que identifica os problemas ambientais da região.

Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente, revelou que o estudo revela "bons indicadores", salientando que os problemas ambientais identificados "são poucos e, na maior parte dos casos, têm uma solução relativamente fácil".

"As questões mais complexas têm a ver com a qualidade da água, no caso de algumas lagoas, com o ordenamento do território e com a gestão dos resíduos, mas, mesmo assim, num contexto de um ambiente que apresenta uma excelente qualidade natural", afirmou.

O Conselho Regional do Ambiente, que reúne as associações ambientais e os serviços do executivo ligados ao setor, analisou ainda o Plano de Gestão Hidrográfico dos Açores.

Autor: Lusa/fim

Numero de Visitantes
  3068495  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE