Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 01-06-2012


O Governo dos Açores pretende concessionar a exploração da água mineral natural denominada por “Água das Lombadas”, no Concelho da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, por um prazo de 30 anos.

A abertura do procedimento público para a adjudicação daquela concessão foi já publicada em Diário da República, sendo o prazo para entrega de candidatura de 60 dias.

O concurso tem como critérios de adjudicação a qualidade dos projetos de aproveitamento do recurso, o impacto social da exploração proposta e as compensações a atribuir à Região.

Para a Secretária Regional da Economia, Luisa Schanderl, com esta decisão, o executivo pretende aproveitar mais um recurso natural na Região, “promovendo a sua exploração e comercialização através da atividade industrial de engarrafamento, o que implicará não só a sua valorização estratégica, como mais um impulso na diversificação e competitividade externa das atividades e dos investimentos económicos nos Açores”.

A exploração desta água mineral natural remonta a 1896, altura em que foi assinado o despacho ministerial que determinou a concessão da licença provisória para explorar as nascentes de água mineromedicinal das Lombadas.

Apesar de se encontrar atualmente suspensa, a sua exploração desenvolveu-se com carácter permanente e estável, chegando mesmo a atingir grande notoriedade a nível nacional, até ter sido interrompida na sequência de um deslizamento de massas minerais, em 1998, que destruiu a unidade industrial de engarrafamento.

Autor: GaCS/NM

Numero de Visitantes
  3071974  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE