Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 18-07-2012

Administração Hidrográfica dos Açores promove formação sobre a adaptação regional do River Habitat Survey


Nos dias 10 a 12 de julho de 2012, foi desenvolvido na ilha de São Miguel uma sessão de preparação de técnicos associados aos serviços da SRAM para aplicação da metodologia River Habitat Survey (RHS) nos cursos de água regionais. Pretendeu-se familiarizar os técnicos da SRAM com a metodologia River Habitat Survey (RHS), a sua aplicação e potencialidades, no desenvolvimento das atribuições da SRAM. Nesta primeira formação, participaram oito técnicos da AHA e do PNI São Miguel.

O River Habitat Survey (RHS) constitui uma metodologia desenvolvida no Reino Unido para caracterização da estrutura física dos cursos de água, dando cumprimento às necessidades de identificação e tipificação dos rios na perspetiva da Diretiva-Quadro da Água. Pela sua abrangência e adequação de aplicação em diferentes países europeus, o RHS foi adotado como o método a aplicar em Portugal. Posteriormente, testes realizados nos Açores permitiram verificar a sua aplicabilidade também nos Açores, embora mediante a introdução de algumas adaptações locais.

Uma vez que o RHS constitui uma metodologia padronizada, e agora adaptada à realidade dos Açores, permite comparar locais distintos com critérios de recolha de informação coerentes e objetivos, sendo a comparação potenciada ainda pelo cálculo de índices suportados pela informação recolhida no campo. Desta forma, o RHS poderá servir como ferramenta de suporte à decisão, quer no sentido de permitir uma caracterização comparável entre locais, mas também com potencial para avaliar a eficácia da implementação de determinadas medidas de gestão e em que condições têm maior ou menor sucesso.

Autor: DRA/AHA

Numero de Visitantes
  3070808  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE