Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 16-01-2012

Proposta do Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores - Consulta Pública


A Administração Hidrográfica dos Açores da direção regional do Ambiente da secretaria regional do Ambiente e do Mar comunica que a proposta do Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores (PGRH-Açores) se encontra em período de consulta pública entre 16 de janeiro de 2012 e 16 de julho de 2012.

No caso da Região Hidrográfica dos Açores, foi assumida a ilha como a unidade de gestão de recursos hídricos, assegurando-se, deste modo, mecanismos de salvaguarda das especificidades locais numa perspetiva ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente equitativa. Nestes termos, o PGRH-Açores concretiza a articulação das orientações estratégicas, programas e medidas preconizadas nos nove Planos de Gestão de Recursos Hídricos de Ilha (PGRHI) entretanto elaborados.

O presente projeto de elaboração do PGRH-Açores, desenvolvido de acordo com os conteúdos e estrutura fixados na Portaria n.º 1284/2009, de 19 de outubro, constitui uma iniciativa da secretaria regional do Ambiente e do Mar (SRAM), através da Administração Hidrográfica dos Açores (AHA) da direção regional do Ambiente (DRA), por força da orgânica constante do Decreto Regulamentar Regional n.º 23/2011/A, de 21 de novembro, e que tem por incumbência a proteção e gestão dos recursos hídricos, nomeadamente a implementação da Diretiva Quadro da Água, nos termos da alínea d) do artigo 25.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 23/2011/A, de 21 de novembro.

Para a elaboração do PGRH-Açores, a AHA promoveu os procedimentos concursais visando a elaboração dos Planos de Gestão de Recursos Hídricos das Ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, a readequação dos Planos relativos às ilhas de São Miguel e Santa Maria e a elaboração do próprio PGRH-Açores, projetos executados pelo consórcio Simbiente Açores - Engenharia Ambiental, Ldª e Simbiente - Engenharia Ambiental, Ldª.

Todos os cidadãos, bem como as entidades interessadas na gestão da água, têm o direito e dever de participar ativamente na elaboração e execução do PGRH-Açores. Para o efeito, encontram-se disponíveis para consulta pública no portal do ordenamento do território e dos recursos hídricos, bem como, em formato papel, na sede da AHA e nos serviços de ambiente das respetivas ilhas, os seguintes documentos:

Relatório
• Relatório técnico
• Anexo I – Fichas de objetivos
• Anexo II – Fichas de medidas
• Anexo III – Fichas de massa de água

• Resumo não técnico

Avaliação Ambiental Estratégica
• Relatório de definição de âmbito

Para participar poderá ser preenchido o formulário disponível no endereço http://servicos.sram.azores.gov.pt/form/PGRH2012 , ou ser apresentado o seu contributo por correio eletrónico ([email protected]) ou ainda preenchido o formulário disponível em formato de papel na sede da Administração Hidrográfica dos Açores e dos serviços de ambiente de cada uma das ilhas.

Todos os contributos dirigidos, por qualquer meio e sob a forma escrita, à Administração Hidrográfica dos Açores, sita na Avenida Antero de Quental, nº 9-C, 2º andar, 9500-160 Ponta Delgada, serão ponderados na versão final do PGRH-Açores. No final do processo de participação pública será elaborado o respetivo relatório identificando as ações realizadas, os contributos recebidos e as suas implicações no PGRH-Açores.

Para consulta dos documentos clique aqui

Autor: AHA

Numero de Visitantes
  3068810  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE