Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 03-01-2012

AHA acompanha a execução do projeto de drenagem das SCUT


O SCUT, implementado na ilha de São Miguel, promove a intersecção de vários cursos de água, o que criou a necessidade de adoção de estruturas convenientes para o seu atravessamento. A Administração Hidrográfica dos Açores vem acompanhando a conceção e execução deste projeto, tendo emitido licenças de utilização dos recursos hídricos após a avaliação das soluções propostas para cada caso e respetivos dimensionamentos para garantia de escoamentos em situações extraordinárias.

Em Dezembro de 2011, numa fase em que as vias já se encontram abertas ao tráfego e em que decorrem ainda obras de acabamentos periféricos, foi feita uma avaliação geral das condições da totalidade dos viadutos e de cerca de 55% das passagens hidráulicas do projeto. Assim, avaliaram-se 25 viadutos e um total de 91 passagens hidráulicas em cerca de 31,6 km de via, tendo sido verificada a existência de alterações ao projeto, estabilidade nas áreas alvo de intervenção, e, principalmente, se as drenagens estavam finalizadas e funcionais.

Concluiu-se que os projetos foram cumpridos na generalidade, embora algumas soluções tenham sido ajustadas localmente sem prejuízo das secções de escoamento necessárias. Existem ainda várias zonas com obras a decorrer, nomeadamente com a execução de caminhos paralelos e restabelecimentos, pelo que foram identificadas algumas situações a corrigir, tendo a entidade responsável pela via sido alertada em conformidade.

Tendo em conta a sua abrangência geográfica, este projeto será acompanhado continuamente, no sentido de garantir que as condições de escoamento se mantêm devidamente funcionais.

Autor: AHA

Numero de Visitantes
  3067269  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE