Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 27-07-2011

Rede de Intercalibração da monitorização biológica entre Estados-Membros


A Directiva n.º 2000/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro – Directiva Quadro da Água (DQA), estabelece a realização do Exercício de Intercalibração da monitorização biológica com o objectivo de garantir que a fronteira de qualidade ecológica Bom/Razoável das massas de água, a atingir em 2015, seja coerente com as definições normativas da DQA e comparável entre os Estados-Membros.

A Região participa nos exercícios de intercalibração da monitorização biológica nacionais, para o parâmetro fitoplâncton, através da direcção de serviços dos Recursos Hídricos/direcção regional do Ambiente.

A representação da Região nesse grupo de trabalho nacional resultou no contributo para a elaboração do “Manual para a avaliação da qualidade biológica da água. Protocolo de amostragem e análise para o Fitoplâncton”, garantindo assim que os programas de monitorização se processem com recurso a normas nacionais ou internacionais que assegurem a obtenção de dados igualmente comparáveis e de qualidade científica equivalente.

Os trabalhos de intercalibração nacional de fitoplâncton também incluem a participação no grupo nacional de especialistas de fitoplâncton para desenvolvimento de normas e exercícios de intercalibração nacional de avaliação da qualidade biológica de albufeiras e lagos naturais, a participação em ensaios laboratoriais de fitoplâncton de albufeiras e lagos naturais e a co-autoria de uma tabela normalizada para os biovolumes das espécies de fitoplâncton mais representativas de Portugal.

Autor: DSRH

Numero de Visitantes
  3060285  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE