Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 22-03-2010

Governo apresenta Sistema Regional de Informação sobre a Àgua


Imagem: DROTRH

Num encontro presidido pelo secretário regional do Ambiente e do Mar, o Governo apresentou hoje o novo Sistema Regional de Informação sobre a Água (SRIA), uma plataforma tecnológica para a disponibilização de informação georreferenciada.

Baseado num sistema de informação geográfica, o SRIA integra todos os dados de referência da administração pública regional em matéria de recursos hídricos, designadamente no que se refere à rede hidrográfica, nascentes, furos, lagoas e sistemas aquíferos das diferentes lhas do arquipélago.

Um segundo conjunto de conteúdos disponibilizados através do SRIA diz respeito às redes de monitorização. Neste contexto inserem-se as redes automáticas dirigidas para a quantificação do recurso, incluindo estações meteorológicas, hidrométricas e udométricas. Adicionalmente consideram-se as redes de monitorização da qualidade da água, englobando os programas que se realizam ao nível das águas superficiais e subterrâneas.

Com esta aplicação interactiva o Governo passa também a garantir o registo e a publicação de informação relativa à atribuição de títulos de utilização de recusos hídricos nas suas diferentes variantes, identificando os processos de autorização, licenças e concessão.

O SRIA inclui ainda informação sobre os sistemas de abastecimento de água e os sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e identifica as intervenções que o Governo tem programadas ou em curso no que se refere a projectos e empreitadas em domínio público hídrico.

Anexos
http://sig.sram.azores.gov.pt
Autor: DROTRH/DSRH

Numero de Visitantes
  3069343  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE