Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 04-03-2010

Condicionantes de risco vão ser determinantes na política de ordenamento do território


Imagem: CVARG

Na presente legislatura, o Governo Regional deu início a um projecto que tem por objectivo avaliar os perigos geológicos existentes em cada uma das ilhas e delimitar as respectivas vulnerabilidades, tendo em vista melhorar a sua política de ordenamento do território. Esta necessidade resultou do facto dos diversos instrumentos de gestão territorial existentes, caso dos planos especiais de ordenamento do território e dos planos municipais de ordenamento do território, entre outros, abordarem a questão dos riscos de forma pouco coerente entre si. Tais planos têm vindo a ser desenvolvidos ao longo de vários anos, por diferentes entidades, muitas vezes atendendo a critérios distintos e baseados em cartografia produzida com diversos graus de precisão, resultando num sistema de gestão territorial que apresenta deficiências e lacunas em matéria de condicionantes de risco.

Segundo João Luís Gaspar, director regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, o trabalho que se encontra em curso vai permitir criar um modelo regional único para a avaliação dos riscos e estender a mesma lógica aos municípios. A conclusão do documento está prevista para o final de 2011. Em termos práticos trata-se de criar um sistema dinâmico que responda, em cada momento, às especificidades observadas em termos de perigos geológicos e respectivas vulnerabilidades. A componente gráfica do trabalho será disponibilizada via internet no âmbito do Sistema Regional de Informação Territorial, o que permitirá a todos os interessados aceder à informação de forma rápida e directa.

O desenvolvimento deste projecto terá momentos próprios para a discussão pública envolvendo municípios, entidades públicas e privadas e os próprios cidadãos. "É fundamental que cada parte assuma a sua responsabilidade em todo este processo, cujas implicações sociais, económicas e culturais, ainda que pontualmente possam ser significativas, não podem justificar a ocorrência de desastres e catástrofes naturais cujo impacte, na maioria das vezes, é ampliado por erros de planeamento e ordenamento do território", referiu João Luís Gaspar.

Ocorrências como as registadas na Ribeira Quente, na ilha de São Miguel, em 1997, ou mais recentemente, na ilha da Madeira, dificilmente seriam evitadas face à força da natureza, mas as tragédias que daí resultaram poderiam ter sido minimizadas.

A Terra é um planeta vivo e disso dá mostras todos os dias. Os efeitos de sismos, erupções vulcânicas, movimentos de vertente, enxurradas, cheias, inundações e tsunamis entram-nos cada vez mais em casa através das mais diversas tecnologias de informação e comunicação. Ontem o Haiti, hoje o Chile, amanhã um qualquer outro lugar.

De acordo com João Luís Gaspar, "este projecto deixa claro que  Governo Regional tudo fará para que os Açores, dentro das suas especificidades geográficas e geológicas, se tornem uma região ainda mais segura. Uma tarefa difícil e morosa, cujo êxito dependerá, em boa parte, da activa participação de todos."

Autor: DROTRH/DSOT

Numero de Visitantes
  3066519  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE