Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Lisboa 05-03-2010

Açores em destaque no EUE 2010


A direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos marcou presença no 8º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal - EUE 2010 - dedicado ao tema “Portugal em Acto", que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa, nos passados dias 3 e 4 de Março.

Durante dois dias, em mais de 80 apresentações em sessões paralelas, workshops e uma área de exposição, utilizadores SIG, parceiros e colaboradores ESRI Portugal, trocaram experiências e partilharam conhecimentos no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica.

Na ocasião, Ana Moreira, da DROTRH, apresentou os vários projectos em curso no Centro de Informação Geográfica do Ambiente e do Mar, tendo dado especial destaque às plataformas tecnológicas “DO.IT”, “NA MINHA ILHA” e “SRIT”, desenvolvidas com o objectivo de facilitar e agilizar o relacionamento dos cidadãos e entidades, públicas e privadas, com a administração pública regional, por via da simplificação no acesso à informação.

Além destas plataformas, e numa sessão paralela direccionada para os parceiros de negócio da ESRI Portugal, foram ainda apresentadas, por Luís de Melo, da Cybermap, algumas das ferramentas desenvolvidas no CIGAM no âmbito do projecto INSPIRE@çores, com vista à implementação da Directiva INSPIRE na Região Autónoma dos Açores.

Entre os vários oradores, estiveram ainda presente o Inspector Regional das Pescas, Rogério Ferraz, que salientou a importância da utilização dos SIG no melhoramento da fiscalização das pescas nos Açores, Marlene Assis, da direcção de serviços de Cartografia e Informação Geográfica, que teve a oportunidade de apresentar o projecto IDEiA – Infra-estrutura de Dados Espaciais interactiva dos Açores, e o Prof. Doutor Tomaz Ponce Dentinho, da Universidade dos Açores, que no final do primeiro dia teve a honra de discursar na sessão de entrega dos prémios atribuídos pela ESRI Portugal, para o ano 2009, que distinguiu os Açores com os prémios “Personalidade SIG”, “Projecto SIG” e “Parceiro”.

Autor: DROTRH/CIGAM

Numero de Visitantes
  3071927  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE