Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Lisboa 03-05-2010

Director regional reúne na direcção-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano


O director regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos reuniu hoje em Lisboa com o director-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, o arquitecto Vitor Campos.

Na agenda de trabalhos estiveram diversos assuntos das respectivas áreas de competências, designadamente, os relacionados com os sistemas de informação territorial. O recente lançamento do Sistema Regional de Informação Territorial nos Açores (SRIT), através do qual são disponibilizados os instrumentos de gestão territorial em vigor na Região, mereceu especial destaque face à integração que possibilita ao nível  da prestação de serviços on-line a todas as entidades públicas e privadas e aos cidadãos. Na reunião foi acordado que através de uma ligação criada para o efeito, o SRIT ficará igualmente disponível ao público através da plataforma tecnológica da DGOTDU.

Em discussão estiveram igualmente diversos aspectos relacionados com o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial e a Reserva Ecológica Nacional, diplomas que o Governo dos Açores se encontra a adaptar no sentido de os adequar à realidade regional.

A adopção de um instrumento de gestão territorial integrador de todos os planos especiais de ordenamento, e a divisão da Reserva Ecológica em dois documentos estruturantes dirigidos, respectivamente, para a análise de riscos e de recursos são algumas das soluções que o Governo Regional pretende implementar e que a DGOTDU se mostrou interessada em acompanhar.

A colaboração da DROTRH e da DGOTDU na definição de indicadores para a monitorização do Ordenamento do Território foi outros dos assuntos abordados, tendo em atenção a inexistência de um modelo uniforme para o efeito.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3071945  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE