Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Lagoa 02-06-2010

Habitações em risco na Rua de S.José, na Ribeira Chã, concelho da Lagoa


Na sequência de um relatório técnico do Laboratório Regional de Engenharia Civil, várias habitações da Rua de S. José, na freguesia da Ribeira Chã, concelho da Lagoa, foram consideradas em risco face à possibilidade de ocorrência de deslizamentos na vertente da linha de água que se desenvolve nas suas proximidades.

Os moradores das habitações em questão tomaram conhecimento dos riscos existentes numa reunião de trabalho realizada no passado mês de Maio onde marcaram presença, entre outros, o presidente da Câmara Municipal da Lagoa, os directores regionais da Habitação e do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e o LNEC.

De acordo com João Luís Gaspar, a secretaria regional do Ambiente e do Mar concorda ser inviável proceder à estabilização do talude em causa face aos custos de tal intervenção. Conforme referido na ocasião, o facto de se tratar de uma zona onde para além das condições meteorógicas também os sismos serem agentes para a ocorrência de deslizamentos, qualquer obra a realizar no local para garantir a segurança dos moradores seria extremamente dispendiosa e, por conseguinte, inviável face à falta de capacidade financeira da secretaria para a concretizar.

Segundo o director regional, o compromisso da secretaria regional do Ambiente e do Mar é o de proceder à requalificação e reflorestação da zona, caso os moradores cheguem a acordo com o município e a direcção regional da Habitação para serem deslocados para uma outra zona da freguesia.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3071671  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE