Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 13-02-2010

Chuvas intensas provocam inundações e pequenas derrocadas em S. Miguel


Imagem: DROTRH

As chuvas intensas que se abateram sobre a ilha de S. Miguel na madrugada e manhã de hoje provocaram diversas inundações e pequenos movimentos de massa. Em resultado destas ocorrências registaram-se alguns cortes em estradas e quedas de muros de suporte, tendo os trabalhos de desobstrução decorrido ao longo de todo o dia e envolvido elementos de diversas secretarias regionais,  municípios e populares.

Durante várias horas as ribeiras apresentaram caudais significativos e carrearam grandes quantidades de materiais finos mobilizados dos solos, o que provocou uma grande descarga de lamas para o mar. Os serviços operativos da direcção regional acompanharam o desenvolvimento da situação, não tendo sido registados problemas de maior ao longo das linhas de água. As inundações observadas em algumas localidades, como no caso da Maia, deveram-se sobretudo à escorrência superficial da água ao longo de pastos e à sua drenagem descontrolada para caminhos e estradas. Não obstante há a lamentar uma vítima que foi arrastada pelas águas quando tentava atravessar com um tractor o leito da Ribeira da Cancela, na freguesia dos Fenais da Ajuda.

Na freguesia da Maia registou-se um dos maiores movimentos de massa que, felizmente, não provocou vítimas. Também na costa sul, no lugar da Praia, se registaram alguns escorregamentos de terras de maiores dimensões.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3070824  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE