Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 04-08-2010

Governo alerta para os riscos associados ao consumo de lagostins capturados em lagoas


Imagem: DROTRH

Dado o carácter nocivo resultante da introdução de espécies exóticas nos ecossistemas insulares, a direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, tem vindo a monitorizar as populações de algumas espécies introduzidas em lagoas de S. Miguel.

Neste contexto situa-se o caso do lagostim de Luísiana (Procambarus clarkii), espécie invasora na Península Ibérica, observado pela primeira vez na ilha de São Miguel, mais concretamente na Lagoa do Peixe, em Agosto de 1993.

No decurso das campanhas de amostragem realizadas entre Outubro de 2009 e Janeiro de 2010 não se observaram lagostins na Lagoa do Peixe, facto que poderá estar relacionado com a sua excessiva captura, conjuntamente com problemas relacionados com a perda de variabilidade genética num habitat pequeno e isolado. Não obstante, verifica-se que nas lagoas Azul e Verde das Sete Cidades a população de lagostins se encontra hoje estabilizada e bem estabelecida, o que pode causar mudanças no ecossistema e reduzir a biodiversidade. O maior problema associado à presença de lagostins decorre, no entanto, do facto destes poderem ser agentes transmissores de doenças a outros animais ou mesmo a pessoas.

Atendendo à presença de espécies de cianobactérias na água das lagoas, o lagostim pode apresentar risco para a saúde animal e humana pois tem a capacidade de acumular toxinas produzidas por cianobactérias no hepatopâncreas, levando à transferência desta toxina para níveis tróficos superiores, nomeadamente a humanos. A intoxicação de pessoas por cianotoxinas pode provocar distúrbios gastrointestinais, hepáticos, respiratórios, alérgicos e até a morte, nos casos mais graves.

No seguimento dos trabalhos agora efectuados e face aos riscos existentes para a saúde pública, a secretaria regional do Ambiente e do Mar alerta para que não se proceda à comercialização nem ao consumo de lagostins capturados nas lagoas dos Açores.

Autor: DROTRH/DSRH

Numero de Visitantes
  3071039  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE