Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Terceira, Ribeirinha 16-09-2009

Inaugurada a obra de requalificação ambiental do leito e margens da Ribeira da Ribeirinha, na Terceira


Imagem: DROTRH

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, presidiu esta tarde, na ilha Terceira, à inauguração da obra de requalificação ambiental e reforço de segurança da ribeira da Ribeirinha, que “vem devolver à freguesia muita da qualidade ambiental que tinha perdido”, segundo disse na ocasião.

Trata-se de uma intervenção no valor de 1,3 milhões de euros, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e com a Junta de Freguesia local, numa extensão de 1.700 metros, com regularização das margens e leito da ribeira e correcção do seu traçado.

Carlos César salientou na sua intervenção que este é “um excelente exemplo de cooperação” entre os diversos níveis da administração pública. “Quando as entidades públicas estão a trabalhar em conjunto, desejam trabalhar em conjunto, as tarefas mais difíceis tornam-se mais fáceis e realizáveis a curto prazo”, como aconteceu neste caso, sublinhou.

De resto, acrescentou, “a Ribeirinha é bem um exemplo nos Açores de uma mudança positiva que muito se deve a essa conjugação de vontades”, lembrando, de seguida, algumas das intervenções realizadas nos últimos anos, que “mudaram a face da freguesia”, aumentando a qualidade de vida dos habitantes.

Estão neste lote as obras da nova sede do clube de futebol Boavista, a remodelação e ampliação das sociedades Recreio dos Lavradores e da Serra da Ribeirinha, a Casa do Povo, com as valências de serviços sociais e serviços de saúde, para além do salão polivalente, a remodelação e arrelvamento do campo de jogos, o novo edifício do Centro de Dia de Idosos e o novo Centro de Dia da Ladeira Grande, bem como o financiamento da sede grupo de folclore, para além de várias intervenções na rede viária.

O presidente do Governo garantiu, depois, o apoio a novos projectos, como é o caso da nova escola básica da freguesia, um complexo de excelência, e mais intervenções na rede viária.

O obra hoje inaugurada inclui a protecção das margens da ribeira, a ampliação da secção de vazão, para prevenir cheias, o alargamento, onde foi necessário, da secção do canal e o reforço das estruturas existentes com projecção de betão, a construção de novos troços de muros e a retirada de esgotos previamente existentes.

Autor: GACS

Numero de Visitantes
  3072229  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE