Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 29-04-2009

Direcção Regional e SPRA preparam revisão do plano de ordenamento da bacia hidrográfica da Lagoa das Furnas


Imagem: CVARG

Decorreu hoje em Ponta Delgada, no auditório dos CTT, uma sessão de trabalho entre técnicos da Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e da SPRAçores, a empresa pública que tem a seu cargo a implementação do plano de ordenamento da bacia hidrográfica da Lagoa das Furnas.

Na ocasião, Rui Monteiro, director de serviços do ordenamento do território, fez uma apresentação geral das principais medidas preconizadas no referido plano e Dina Pacheco, directora de serviços dos recursos hídricos, apresentou os resultados dos trabalhos de monitorização da água da lagoa. Por sua vez, Hélia Palha, presidente do conselho de administração da SPRAçores, ilucidou os presentes sobre o andamento dos diferentes projectos que se encontram em fase de implementação e Miguel Ferreira, técnico da mesma empresa, enunciou as principais actividades que se pretendem desenvolver num futuro próximo.

Para o director regional, João Luís Gaspar, os trabalhos permitiram definir algumas alterações a introduzir no plano de ordenamento da bacia hidrográfica da Lagoa das Furnas durante o processo de revisão que se vai iniciar, designadamente no que concerne ao modelo de gestão de espaços a adoptar. De igual modo foi concluído ser importante reforçar as acções conducentes à eliminação da entrada de poluentes na lagoa, em particular os que decorrem das más práticas que persistem em algumas das lavouras que se mantém nas proximidades.

Segundo Dina Pacheco, os dados analíticos existentes demonstram que a recuperação da qualidade da água da lagoa para níveis da década de setenta, mesmo que se elimine a entrada de mais agentes poluidores, poderá demorar várias décadas.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3071972  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE