Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Água de Pau 20-04-2009

Governo Regional vai redefinir a Reserva Ecológica Regional


Imagem: CMP

A partir de hoje a população da vila de Água de Pau tem motivos para se sentir mais segura e tranquila, já que estão concluídas as obras de correcção e regularização de um importante troço da Ribeira de Santiago, face à necessidade imperiosa de se prevenir e controlar a ocorrência de cheias, e de consolidação e contenção estrutural da vertente ao longo da Rua dos Ferreiros, cuja instabilidade constituía um perigo.

 

Ao presidir à inauguração desta requalificação, Carlos César salientou que o investimento efectuado, superior a 1,4 milhões de euros, foi uma despesa justificada e demonstra a importância que o Governo tem dado, e continuará a dar, às questões da segurança e da protecção das pessoas e bens.

 

Frisando ser importante que as entidades públicas e privadas empreendedoras, bem como os cidadãos em geral, tomem consciência de que vivemos em ilhas com riscos e experiências por vezes dramáticas – em consequência de sismos, cheias, escorregamentos de terras, entre outros fenómenos naturais – o presidente do Governo disse que, por isso mesmo, não podemos alterar e intervir desordenadamente no meio natural, pois, certamente, sofreremos mais tarde com isso.

 

A necessidade de firmeza e atenção em questões de planeamento e gestão territorial foi especialmente referida por Carlos César, que anunciou a intenção do Governo de – com a participação das câmaras municipais, das juntas de freguesia e dos cidadãos em geral – redefinir a Reserva Ecológica Regional.

 

Será, como precisou, um trabalho que terá uma base de fundamentação científica, mas que assentará numa forte determinação em garantir as estratégias e a regulação mais adequadas à qualificação dos Açores como um lugar mais seguro para se viver.

 

“Sabemos bem como a defesa do ambiente e a protecção dos recursos naturais é, nos dias de hoje, uma tarefa mais exigente e inadiável, e, apesar da qualidade das nossas ilhas nessa referenciação, são muitos os aspectos em que não podemos, de facto, perder tempo”, afirmou o presidente do Governo.

 

Elogiando a Câmara Municipal da Lagoa por estar a terminar as obras de saneamento básico em Água de Pau, passando a cobrir todo o concelho com este tipo de infra-estrutura ambiental, Carlos César revelou, a propósito, que “também ao nível das águas residuais o Governo Regional está a produzir legislação específica, estando concluído, para efeitos de apreciação e aprovação no parlamento, um diploma relativo ao novo Regime Jurídico da Recolha, Tratamento e Descarga de Águas Residuais Urbanas, que irá contribuir para uma melhor definição desta matéria e para a mais adequada planificação de investimentos nas zonas onde efectivamente é necessário intervir.”

 

O presidente do Governo disse ainda que estão em preparação novas obras de protecção da orla costeira, realçando, no concelho de Lagoa, a reparação e reforço da protecção da orla costeira no portinho de S. Pedro e a abertura do concurso para a protecção da orla marítima adjacente à Rua da Rocha Quebrada.

“Estamos, deste modo, determinados – Governo e Câmara – em mostrar como a conjugação de esforços pode continuar a fazer muito pelo progresso deste concelho e pelo progresso dos nossos Açores”, concluiu.

Autor: GACS/CT

Numero de Visitantes
  3060761  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE