Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 
Requalificação da zona balnear da Ponta da Ferraria – paisagismo, construções de apoio e contenção de taludes

Imagem: CVARGO projecto visa a valorização do Monumento Natural Regional da Ponta da Ferraria, na ilha de São Miguel, em respeito pela preservação dos valores naturais que caracterizam a zona, incluindo os fenómenos geotérmicos e as formações geológicas que a dominam.

A intervenção preconizada tem como princípio a “não intervenção”, condição essencial à manutenção e preservação da riqueza do local e como objectivos primordiais, regrar e estruturar o espaço para que a sua utilização seja maximizada dentro dos limites estabelecidos. Com este conceito base, e ao nível dos espaços exteriores, a intervenção passa, essencialmente, pela delimitação e definição de usos:

Imagem: DROTRHImagem: DROTRH











- Criação de um local de estacionamento, embora de desenho pouco formal, que limite a utilização de veículos motorizados;

- Melhorias na ligação entre o edifício e a zona balnear, eixo fundamental a preservar, ao nível do pavimento e muros que o conformam, sendo em parte o seu traçado reformulado no prolongamento até à zona balnear;

- Equipar a zona balnear existente com elementos de apoio aos banhistas – instalações sanitárias e balneários. Optou-se por justapor ao desenho da costa elementos que permitam a sua utilização de forma segura e confortável, que consistem em plataformas elevadas convertidas em lugares de estadia. Esta justaposição vem, mais uma vez, ao encontro do pressuposto de não transformar o existente pois estas plataformas, assentes pontualmente na rocha, em nada vão alterar a linha de costa nem a sua aparência.

- Dotar o conjunto de apoio balnear com outras valências, nomeadamente de posto informativo/observação dos elementos de relevância ambiental, factor determinante para a compreensão e conhecimento do local “in loco” que se traduzirá na transmissão aos utentes do respeito que este merece e dos cuidados a ter no seu uso. O elemento de maior dimensão – bar e esplanada – assim como o mobiliário proposto (constituído por bancos e papeleiras) combinam materiais amigos do ambiente (bagacinas, plásticos reciclados e madeira), integrando o conjunto no património natural existente.

Ficha de Projecto  OBRAS/POC/2009/15
 Dono da obra  RAA/SRE+SRAM-DROTRH
 Representante  Ricardo Medeiros (SRE) / Ana Vasconcelos (SPRAçores)
 Projecto  Arq.º Manuel Saldanha
 Empreiteiro  Marques S.A.
 Data do contrato  29 de Dezembro de 2008
 Valor do contrato  € 4.321.541,83
 Data da consignação  7 de Abril de 2009
 Duração da obra  9 meses
 Fiscalização  Gabinete Tavares Vieira
 Estado  Em curso
 Observações  


Numero de Visitantes
  3068068  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE