Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 
Estudo de Concepção Geral do Sistema Integrado de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais da RAA

Enquadramento:
A água representa um significativo valor económico e social nas regiões insulares, sendo necessário uma gestão rigorosa e determinada em face da conhecida vulnerabilidade dos ecossistemas aquáticos e a óbvia exiguidade de alternativas. Assim sendo, o Governo Regional dos Açores entende que o planeamento integrado dos recursos hídricos deve constituir uma ferramenta estratégica para se atingir o objectivo do desenvolvimento regional ambientalmente sustentado. A optimização dos recursos disponíveis e potenciais face aos usos – conciliando os aspectos técnicos, económicos, sociais e ambientais – constituirá, a par da protecção dos ecossistemas, o principal corolário desta orientação.

No referente aos sistemas de abastecimento de água e à drenagem/tratamento de águas residuais urbanas constituem – no actual quadro legal - matéria da competência das autarquias locais.

No entanto, embora os municípios tenham envidado esforços no sentido de viabilizar a sustentabilidade económica e financeira dos sistemas, impõe-se a adopção de soluções mais integradas. Por outro lado, existem na Região Autónoma outros sistemas para fins particulares -  nomeadamente o abastecimento de água à industria e, em especial, à agro-pecuária - que será de todo favorável que sejam compatibilizados e articulados com os sistemas dedicados ao consumo humano.

Neste sentido, os objectivos definidos no Plano Regional da Água decorrem das dificuldades diagnosticadas, designadamente o suporte técnico necessário para definir o modelo de gestão que, de forma sustentada, contribuirá para a utilização adequada da água e o desenvolvimento equilibrado da Região. Para esse efeito, foram consagrados no Plano Regional da Água, em programas inscritos nas áreas temáticas A1. Abastecimento de Água e A2. Qualidade da Água, a elaboração dos planos directores de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, incluindo os respectivos estudos económico-financeiros e jurídicos.

É como uma contribuição para atingir este objectivo que a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar/ Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos entende a prossecução do “Estudo de Concepção Geral do Sistema Integrado de Abastecimento de Água e Saneamento das Águas Residuais da Região Autónoma dos Açores”. A actual fase de trabalhos incide na recolha, validação e actualização da informação que tem vindo a ser recolhida junto dos municípios com vista à caracterização detalhada dos sistemas existentes. Todavia, o processo de recolha de informação revelou-se fortemente condicionado face à ausência de sistematização sobre os sistemas.

Com este estudo, pretende-se a elaboração de proposta(s) de solução(ões), devidamente fundamentada(s), com vista à adopção, por parte das entidades gestoras, de um modelo de gestão adequado às especificidades regionais,  no sentido de se atingir a sustentabilidade económica e financeira aliada à gestão sustentada do recurso e qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos.

Âmbito Geográfico de Intervenção:
Região Autónoma dos Açores

Objectivos Gerais:
- Obtenção e tratamento da informação de base neste domínio que complementará a existente, obtida no âmbito do Plano Regional da Água;
- Concepção Geral do Sistema Integrado de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais da Região Autónoma dos Açores;
- Definição do Modelo de Gestão.

Objectivos Operacionais:
O projecto engloba uma série de objectivos operacionais, que se desenvolvem a vários níveis, nomeadamente ao nível da universalidade, continuidade e qualidade do serviço, ao nível da sustentabilidade das entidades gestoras, e ao nível da protecção dos valores ambientais. Entre estes objectivos, destacam-se:
- Servir 95% da população total da região com sistemas públicos de abastecimento de água e servir 90% da população total da região com sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas, devendo ser privilegiadas soluções individuais de saneamento em aglomerações com menos de 300 habitantes
- Obter níveis adequados de qualidade do serviço, mensuráveis pela conformidade dos indicadores de qualidade;
- Promover soluções de gestão empresarial, eliminando custos de ineficiência, e visando o reforço das competências regionais;
- Cumprir os objectivos decorrentes do normativo nacional e comunitário

Faseamento:
O projecto compõe-se de 3 fases, a realizar consecutivamente, embora se preveja que algumas se possam efectuar ao mesmo tempo.

Fase 1 – Realização de campanhas de amostragem
Sub-fase 1.1 – Estudos de base
(i) Recolha de dados, com especial atenção às actividades associadas ao levantamento e caracterização dos sistemas existentes e à anaálise e ao diagnóstico da situação das instalações actuais (ii) Estimativa da evolução das populações (iii) Avaliação das necessidades de Água para Abastecimento, Indústria e Agro-pecuária, tendo em conta a estimativa da evolução da população e as capitações médias respectivas ao longo do horizonte de projecto, acompanhada da avaliação das necessidade de água para outros tipos de consumidores (indústrias, agricultura, agro-pecuária, turismo, portos e aeroportos) (iv) Avaliação das Disponibilidades de Água para Abastecimento, com avaliação quantitativa e qualitativa das disponibilidades de água nas origens, na perspectiva de utilização por um sistema integrado (v) Estimativa dos Caudais de Águas Residuais e Respectivas Cargas Poluentes, tendo em conta a afluência de  água consumida às redes de drenagem, os caudais de infiltração e as  interligações (indevidas ou não) entre as redes domésticas e pluviais (vi) Identificação do Destino Final das Águas Residuais Industriais, das situações em que existem sistemas de pré-tratamento ou  de tratamento global de efluentes, e das situações de ligação directa è rede de drenagem municipal com ou sem pré-tratamento, de descargas directas no solo com ou sem tratamento, de descargas em linha de água e de descargas no mar (vii) Avaliação da Qualidade da Água nos Meios Receptores, de forma sumária, com base nos elementos disponíveis ou em estimativas, à luz da legislação nacional e comunitária (viii) Objectivos de Qualidade da Água e Grau de Tratamento das Águas Residuais, com definição do grau a adoptar para o tratamento, tendo em conta os objectivos de qualidade do meio receptor (ix)  Caracterização das Infra-estruturas Existentes (Descrição geral dos sistemas existentes e Estimativa do seu valor).
 
Sub-fase 1.2 – Diagnóstico e Objectivos
(i) Análise dos Disfuncionamentos e Carências dos Sistemas Existentes (ii) Identificação das Infra-Estruturas Existentes a Integrar no Sistema (iii) Objectivos e Condicionamentos Principais (iv) Conclusões Fundamentais do Diagnóstico da Situação Actual

Fase 2 – Avaliação de Modelos Alternativos e Respectivas Soluções Técnico-Económicas para a Construção e Exploração dos Sistemas
(i) Critérios Gerais de Concepção (ii) Identificação das Grandes Opções (Tipos de Sistemas e Modelos de Gestão) (iii) Identificação de Soluções Alternativas, para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água, e para o Sistema Integrado de Saneamento de Águas Residuais (iv) Identificação das Grandes Opções (Tipos de Sistemas e Modelos de Gestão) (v) Pré-dimensionamento das Alternativas (vi) Avaliação do Custo dos Sistemas (Investimento, Exploração) (vii) Análise de Alternativas (TRIDENT – Custos, Qualidade, Ambiente) (viii) Selecção da Solução Recomendada

Fase 3 – Relatório Final e Resumo Não Técnico
- Sistematização e apresentação dos elementos e das decisões de base que fundamentaram a concepção dos sistemas integrados propostos.
- Caracterização do sistema global preconizado através de peças escritas e desenhadas, que permitam a definição global das obras.
- Definição das aquisições e/ou arrendamentos a efectuar pela entidade gestora do sistema integrado e estimativa dos investimentos e dos custos de exploração.
- O Resumo Não Técnico incluirá as peças escritas e desenhadas necessárias à compreensão do Estudo de Concepção Geral por destinatários que não sejam técnicos.


Numero de Visitantes
  3069351  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE