FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

Nordeste 29-09-2016

Turismo sustentável em debate nas "Terras do Priolo", em S. Miguel


O Governo dos Açores promove a 6 de outubro, no Centro de Divulgação Florestal do Nordeste, em S. Miguel, a realização do II Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo, no âmbito da recandidatura a este galardão internacional.
 
Este encontro visa debater as ações a serem desenvolvidas pelos parceiros do projeto nos próximos cinco anos, com vista à promoção da sustentabilidade do turismo numa área com quase metade do seu território inserido no Parque Natural de Ilha, abrangendo os concelhos do Nordeste e da Povoação.
 
O programa inclui a apresentação dos resultados obtidos nos primeiros cinco anos de implementação da CETS e de um novo roteiro sobre Conservação nas Terras do Priolo.
 
A iniciativa prevê ainda um workshop para definição de objetivos e ações, assim como a realização de visitas guiadas de interesse turístico ao Centro Ambiental do Priolo e aos Viveiros Florestais do Nordeste.
 
As inscrições, que são gratuitas mas obrigatórias, estão abertas a todos os interessados em contribuir para a definição do Plano de Ação para o Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, podendo ser efetuadas através do endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/GRA/srrn-cets.
 
A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC para promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.
 
Nas "Terras do Priolo", a CETS tem como parceiros as direções regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, a Câmara Municipal do Nordeste, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Geoparque Açores e o Observatório Microbiano dos Açores.
 
O atual Plano de Ação para o Turismo Sustentável nas Terras do Priolo (2012-2016) que permitiu implementar 38 ações, das quais 25 estão concluídas e 13 ainda em desenvolvimento, potenciou a coordenação entre as entidades parceiras em termos de promoção do turismo e gestão do território, envolvendo todos os empresários turísticos na definição de objetivos e prioridades.
Autor: GACS/OG

 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE