FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

01-09-2014

Achadinha revive a história da freguesia na celebração dos 500 anos do concelho


A freguesia da Achadinha assinala o quingentésimo aniversário do concelho do Nordeste com algumas exposições alusivas à história, ao património cultural e às vivências da freguesia.

Os trabalhos expostos resultam de uma parceria entre a Câmara do Nordeste e a Junta de Freguesia da Achadinha, com a participação ativa de pessoas da freguesia e de outras instituições do concelho, estando patentes ao público desde as festividades de Nossa Senhora do Rosário cujo ponto alto teve lugar no passado fim-de-semana.

Uma das exposições, a decorrer no Centro de Convívio de Idosos da Achadinha, sob o tema “Costumes, Artes, Ofícios e Vivências”, conduz o visitante ao reencontro com memórias perdidas, e a reviver emoções e afetos esquecidos na lonjura dos anos, com o desafio de que constitua um principio para a construção de pontes para o futuro, que despertem o interesse pelo conhecimento da grandeza das origens, para a riqueza dos saberes dos pais e avós.

Assim é descrita a exposição na folha de sala que lhe serve de suporte e condução pelos diferentes espaços de uma casa reconstruída com as vivências domésticas e do trabalho dos antepassados, independentemente da condição social de quem a habita.

Podemos assim encontrar na casa, a representação do quarto de dormir, do “meio da casa” (espaço que congregava várias atividades), os instrumentos do trabalho e os utensílios da cozinha.

Terras de Nosso Senhor e Caminho das Almas Antigas

Outra das exposições, instalada na Casa de Cultura João de Melo, faz memória às Terras do Nosso Senhor, uma antiga lomba entre a Salga e a Achadinha, estruturante na comunicação entre os dois lugares e que por assim ser ficou definitivamente marcada na história da Achadinha. Como podemos ver na exposição fotográfica, a este antigo caminho estão associadas algumas crenças populares, que dão conta de um trajeto percorrido por profundas e caudalosas ribeiras nos invernos, onde por obra divina se terá operado uma ponte natural que atravessa a Ribeira do Cachaço, sendo um fenómeno geológico ímpar na ilha de São Miguel, que só na segunda metade do século XIX viria a ter a atual ponte da Estrada Regional a montante.

No verão, a travessia da ribeira fazia-se a vau, entre as pedras fundas da ribeira. A Fonte do Canário, desde há muitos séculos referenciada como Fonte das Almas Antigas, encontra-se ao longo deste antigo caminho, assim como a Casa da Lavoura, conhecida como arribana do senhor padre, pois foi ali construída por um cura da Salga, para residência, sendo ele o administrador da propriedade local.

Esta vivência dos antepassados da Achadinha pelas Terras de Nosso Senhor pode ainda hoje ser vivenciada através de um percurso pedestre ali existente, a que foi dado o mesmo nome.

A Ribeira das Coelhas e a sua ponte neogótica - que se mantém nos dias de hoje - é também evidenciada na exposição, construída no século XVIII pelos capitães donatários, e senhores das lombas vizinhas, no antigo caminho real, que serviu as populações até 1925.

A devoção nos azulejos da fachada das habitações

Também na Casa de Cultura João de Melo, encontra-se em exposição um conjunto de fotografias de azulejos de temática religiosa comuns na fachada das habitações da freguesia, como testemunho público da religiosidade da população, ou dos seus antepassados. Numa freguesia com uma população que não atinge os 500 habitantes, não deixa de ser curioso que mais de meia centena de casas possuam santos em azulejo, como é evidenciado na informação complementar que acompanha a exposição.

Autor: Câmara Municipal do Concelho de Nordeste

Calendário de Eventos
 
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE