FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

Santo António Nordestinho


Santo António de Nordestinho foi elevado a categoria de freguesia em 2002 e possui atualmente cerca de 255 habitantes. Tomou por nome a designação do antigo lugar, em honra do respetivo padroeiro, e da freguesia a que pertencia, que corresponde ao diminutivo do concelho.

Desta freguesia é possível alcançar vistas magníficas sobre a costa norte da ilha, a começar pelo miradouro da Borda da Ladeira, junto à estrada regional. Além da vista soberba, este é dos melhores locais para se apreciar o pôr-do-sol.

O centro da freguesia oferece também um conjunto de serviços que dão alguma dinâmica ao lugar, desde a restauração ao artesanato, este último exposto para venda no Centro Cultural Padre Manuel Raposo.


O que visitar:

* Igreja de Santo António
Igreja construída pelo Padre Manuel Raposo e pelo povo da localidade. O início da sua construção aconteceu em 1898. É um misto de estilos Gótico e Manuelino com frontispício exemplar. É um dos mais belos templos religiosos da ilha de São Miguel. Possui uma inscrição sobre o óculo da torre, “1918”.



* Ermida de Nossa Senhora de Fátima
Erigida por um particular no lugar do Espigão, esta foi a primeira ermida a ser edificada no concelho do Nordeste, sob invocação de Nossa Senhora de Fátima. Durante as comemorações do 13 de maio é celebrada missa nesta ermida, com a participação de muitos populares das freguesias vizinhas.



* Triato do Espírito Santo
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo, nomeadamente, a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. São construídos em planta retangular com um só piso. Esta freguesia possui um triato que se localiza na Rua do Calvo. Ostenta na fachada um dos símbolos do Divino Espírito Santo, a coroa, trabalhada em rocha basáltica.



* Fontanários (7)
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades. São sete os fontanários em Santo António Nordestinho:

1. Localiza-se na Estrada Regional. Ostenta na sua fachada as inscrições “1849” e “CM”. Está pintado de branco com uma moldura em rocha basáltica trabalhada.
2. Localiza-se na Rua do Calvo. Está pintado de branco e cinzento. A sua bacia é construída em rocha basáltica.
3. Localiza-se na Estrada Regional. Ostenta na sua fachada as inscrições “1929” e “CMA”. Está pintado de branco com uma moldura cinzenta escura. A sua bacia é feita de rocha basáltica.
4. Localiza-se na zona do Espigão. Ostenta na sua fachada as inscrições “CM” e “1931”. A bacia foi construída em rocha basáltica. A pintura incide sobre o branco e o cinzento-escuro, formando uma moldura.
5. Localiza-se na Rua Padre Moniz. Construído em cantaria à vista e está inserido num muro, formando um nicho.
6. Localiza-se na Estrada Regional. Ostenta na sua fachada as inscrições “1920” e “CM” esculpidas em basalto. Estrutura pintada de branco com moldura em cinzento e bacia construída em rocha basáltica.
7. Localiza-se na Rua da Vila Nova. Estrutura com forma retangular e bacia construída em rocha basáltica.

     
   

* Coreto
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. Esta estrutura localiza-se no Jardim Gregório Macedo. Possui escadas de acesso e cobertura telhada.

* Pias Antigas
As pias de lavar roupa ou tanques constituem vestígios do passado. Quando a urbanização se intensificou, os municípios construíram pias públicas para que as pessoas sem grandes posses, não tivessem que se deslocar para as ribeiras ou outros locais onde fosse possível fazer esse trabalho. Localizam-se na Rua da Vila Nova, hoje sem utilidade.



* Miradouro da Borda da Ladeira
O miradouro está situado junto à estrada regional. Este aprazível local permite admirar o Pico da Vara, a servir de cenário de fundo, e a ponta da Bretanha, fazendo parecer esta ponta um crocodilo recostado ao mar.



* Jardim Público Gregório Macedo
Este jardim localiza-se na Rua da Vila Nova, com piso em calçada portuguesa, canteiros relvados e floridos, árvores a oferecer sombra, alguns bancos de jardim e um coreto.



* Centro Cultural Padre Manuel Raposo
Neste espaço são confecionados bordados, bandeiras do Divino Espírito Santo, capas e almofadas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, entre outras peças de artesanato, pelas utentes que integram o Centro Comunitário de Inserção Social da Casa do Povo do Nordestinho.



< Voltar à página anterior


Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE