FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

Reservas Florestais de Recreio


*Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste
A proximidade do centro histórico da Vila de Nordeste e a existência de equipamentos de manutenção física são características urbanas que se misturam com um aprazível parque de merendas, onde não faltam os tradicionais fornos de lenha, que no seu conjunto constituem um atractivo para muitos utentes.

Logo na entrada da Reserva Florestal de Recreio o visitante pode observar uma extensa área de viveiro florestal, com os talhões divididos por Azáleas, que se cobrem de flor na Primavera, naquele que é o maior viveiro de produção de espécies endémicas da Região Autónoma dos Açores. A proximidade a esta infra-estrutura permite igualmente aos visitantes acompanhar o crescimento de diversas espécies florestais autóctones e endémicas, as quais estão destinadas a promover a recuperação dos habitats naturais dos Açores.

Contactos:
Serviço Florestal do Nordeste
Rua do Poceirão s/n
9630 - 171 Nordeste
Tel.: 296 480 570
email: info.sfn@azores.gov.pt


*Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro
A Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, também conhecida por “Parque da Pedreira”, situa-se na freguesia da Pedreira e encontra-se paisagisticamente enquadrada por extensas manchas de Criptoméria e pastagens baldias, geometricamente protegidas por cortinas de abrigo.

A colecção de várias árvores endémicas dos Açores, pedagogicamente identificadas, os equipamentos de recreio infantil que divertem os mais novos, a zona de merendas coberta, e o espaço reservado ao golfe rústico, entre outros atractivos, transformaram esta Reserva num local de visita obrigatória no concelho de Nordeste.

Como chegar:
O acesso é feito pelo caminho Florestal que conduz ao Pico Bartolomeu, partindo da Estrada Regional n.º 1 no troço entre a Lomba da Pedreira e a vila do Nordeste.

Contactos:
Serviço Florestal do Nordeste
Rua do Poceirão s/n
9630 - 171 Nordeste
Tel.: 296 480 570
email: info.sfn@azores.gov.pt


*Reserva Florestal de Recreio da Fajã do Rodrigo
A Reserva Florestal de Recreio da Fajã do Rodrigo, com cerca de 1,40 ha, encontra-se inserida entre o Caminho da Tronqueira e a Ribeira do Guilherme, na ZPE «Pico da Vara/Ribeira do Guilherme», e como tal possui um importante papel no desenvolvimento de acções de educação e sensibilização ambiental.

Instalada num antigo Viveiro Florestal, esta reserva destaca-se por ainda manter os seus talhões originais, entretanto ocupados por espécies da flora endémica dos Açores. Estas pequenas plantações de Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), Urze (Erica azorica), Pau-branco (Picconia azorica), Folhado (Viburnum subcordatum), Ginja-do-mato (Prunus azorica), Sanguinho (Frangula azorica), Azevinho (Ilex azorica), Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) contribuem para a diversidade e exuberância da paisagem envolvente, permitindo aos seus visitantes um contacto directo com a natureza e ao mesmo tempo que usufruem de um espaço dedicado ao lazer.

Como chegar:
O acesso é feito pelo caminho da Serra da Tronqueira.

Contactos:
Serviço Florestal do Nordeste
Rua do Poceirão s/n
9630 - 171 Nordeste
Tel.: 296 480 570
email: info.sfn@azores.gov.pt


*Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta
A Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta, com cerca de 13 hectares, localiza-se junto à Estrada Regional, que liga a Vila do Nordeste à Vila da Povoação, e é caracterizada por apresentar, para além das normais infra-estruturas de apoio, um riquíssimo espólio botânico constituído por várias espécies endémicas dos Açores e belíssimos exemplares de resinosas e folhosas exóticas.

No seu interior os utentes podem ainda desfrutar da experiência ímpar do primeiro e único Parque de Campismo Natural existente em São Miguel. Este projecto-piloto, criado dentro de um conceito de sustentabilidade ambiental, permite acampar em comunhão com a natureza.

Como chegar:
O acesso faz-se pela Estrada Regional n.º 1 no troço que liga a Povoação ao Nordeste pouco depois do desvio para Água Retorta.

Contactos:
Serviço Florestal do Nordeste
Rua do Poceirão s/n
9630 - 171 Nordeste
Tel.: 296 480 570
email: info.sfn@azores.gov.pt

*Reserva Florestal de Recreio do Viveiro das Furnas
Este viveiro florestal localizado nas Furnas beneficia do enorme fluxo turístico que visita a idílica freguesia. Nos seus bem cuidados talhões, crescem os Carvalhos, os Castanheiros entre outras folhosas, mas a grande produção é de Criptomeria, uma árvore que encontrou nos Açores condições muito semelhantes à sua Região de Origem passado a ser uma presença marcante das nossas paisagens.

No sentido de fomentar a pesca desportiva em águas interiores o Posto Aquícola das Furnas está direccionado para a produção de trutas arco-íris, o visitante da Reserva poderá observar diversos tanques com trutas, nas diferentes fases de crescimento. Estas trutas destinam-se ao repovoamento das ribeiras de curso permanente de São Miguel e da Lagoa do Fogo.

Contactos:
Serviço Florestal de Ponta Delgada
Rua do Contador, 23
9500 - 050 Ponta Delgada
Tel.: 296 204 600
email: info.sfpd@azores.gov.pt


< Voltar à página anterior


 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE