FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Produtos agroalimentares

* Licores



O licor, bebida alcoólica geralmente doce, possui na sua composição, ervas como folhas de chá, temperos, sementes, raízes ou muitas outras matérias-primas como fruta, nomeadamente o ananás, o maracujá, a amora, entre outros, que encontraram no solo açoriano bons nutrientes para se desenvolver. Os licores não costumam ser envelhecidos por longos períodos, mas podem ficar algum tempo em descanso até que atinjam o sabor ideal, conforme a matéria-prima que lhe provoca o sabor.

Existem diversas variedades de licor, desde o famoso licor de tangerina ao de café passando pelo licor de leite ou de amora. Estes licores confecionados também nas Terras do Priolo podem ser apreciados por quem lá passa.

* Compotas



As compotas são conservas de frutas ou outros vegetais, como o figo ou o tomate, cozidos aos pedaços em açúcar e algum líquido, que pode ser água ou sumo de fruta. O povo local utiliza a compota como sobremesa, para cobrir bolos ou rechear o tão característico bolo lêvedo. Existem variedades de deliciosas compotas fabricadas no concelho da Povoação que merecem ser saboreadas. Aproveite.

* Mel



A flora dos Açores bastante diversa enriquece a qualidade do mel que se fabrica nos Açores. O Mel de Incenso é produzido pelo néctar recolhido pelas abelhas das flores da árvore do Incenso, árvore que foi introduzida em quase todas as ilhas dos Açores. Possui uma cor variável com uma tonalidade amarela quase incolor.

O Mel Multiflora é produzido a partir do néctar recolhidos de uma variedade de plantas, apresentando uma cor castanho-escura.

O mel produzido nos Açores é um produto que pode ser certificado e que visa a sua proteção e valorização como produto agroalimentar com características qualitativas decorrentes da sua origem geográfica e do modo particular da sua produção. Se optar por adquirir Mel dos Açores, escolha aquele com certificação DOP, uma vez que garante a qualidade do seu fabrico.

* Queijo fresco
O queijo fresco é fabricado à base de leite de vaca, ovelha ou cabra, ideal para entradas e muito utilizado em dietas alimentares. De textura suave, deve ser consumido pouco tempo após a fabricação pois a frescura deste alimento é essencial para saborear o seu paladar. Nas Terras do Priolo, praticamente em todas as empresas de restauração, este saboroso queijo fresco está disponível para ser petiscado. É geralmente utilizado como sugestão de entrada nos cardápios, acompanhado por pimenta da terra ou utilizado para rechear os tão famosos bolos lêvedos.




Empresas onde pode adquirir alguns destes produtos:

Cooperativa Celeiro da Terra
Estrada Regional da Lomba do Alcaide
9650 Povoação
Tel.: 296 559 244
Fax: 296 559 244
Email: geral@celeirodaterra.com

Emanuel Casado  
Mel e Doçaria Tradicional
Rua Água Quente 36G
9675-040 Furnas | Povoação
Tel.: 296 584 351
Fax: 296 584 351
Email: ecasado@iol.pt

< Voltar à página anterior


 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE