FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Povoação

A Povoação foi elevada a Vila e sede do concelho a 3 de julho de 1839. Foi aqui que desembarcaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel. Consiste na freguesia mais extensa do concelho da Povoação com cerca de 2.424 habitantes.

É constituída pelo centro, arredores - Comissão e Morro - e pelas Lombas do Cavaleiro, Carro, Botão, Pomar e Pós. A designação de Lomba do Cavaleiro deverá ter tido origem num habitante local, o abastado proprietário Martim Vaz, o chamado Cavaleiro do Nordeste. “ A denominação “Lomba do Carro”, teve a sua origem talvez por ter sido esta a primeira lomba a ter ligação com o centro da povoação por caminho de carro de bois. O topónimo “Lomba do Botão”, segundo o investigador Humberto de Bettencourt dever-se-á à forma corrupta de Vultão ou “Bultão”, nome próprio de um individuo que ali viveu antigamente. Na origem do nome Lomba do Pomar, está o facto de ali terem existido grandes pomares de castanheiros. A Lomba dos Pós talvez pela deformação forçada das palavras “Lomba do Pão”.

As festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora Mãe de Deus, realizam-se no primeiro fim de semana de setembro, altura em que muitos emigrantes visitam a terra para passarem as festas em família. Do cardápio da freguesia fazem parte iguarias como o fervedouro e o molho de fígado com inhame ou batata-doce. Os artesãos locais dedicam-se, essencialmente, ao fabrico de bonecas de milho, flores de papel, mantas de trapos, rendas, bordados, trabalhos em escama de peixe e cantaria.

A riqueza económica do concelho, desde o seu povoamento e até mesmo ao século XX, era caracterizada pela cultura de cereais, principalmente milho e trigo, sendo por isso considerado como o “celeiro da terra”.

O que visitar:

* Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja construída em 1553, sendo uma das mais antigas da Ilha, conhecida como Matriz Velha da Povoação. Foi mandada edificar por João de Arruda. No passado, esta igreja invocava Nossa Senhora dos Anjos. Está classificada como Imóvel de Interesse Público, por ter sido a primeira igreja da ilha de São Miguel a ser construída. Próximo do ano 1595, foram realizadas obras, aumentado assim o número de naves. No decurso do séc XVI seria instituído o curato de Nossa Senhora da Mãe de Deus. Após a construção da nova igreja da localidade, esta passou a chamar-se Nossa Senhora do Rosário.



* Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Lomba do Botão)
Esta igreja data de 1966. Localiza-se sensivelmente a meio da Lomba do Botão. É dedicada à sua padroeira, Nossa Senhora de Fátima. A primeira pedra desta Igreja foi benta a 13 de Maio de 1966. Tem um aspeto modesto e moderno.



* Igreja de São José (Lomba do Pomar)
Igreja datada de 1976 que ocupa uma posição central relativamente à Lomba do Pomar.



* Igreja de Nossa Senhora da Mãe de Deus
Igreja construída em 1848 no centro da Vila que abriu ao culto em 1856. Constitui a Matriz Nova da Povoação. A fachada possui uma inscrição “NSMD” e “1856”.

* Ermida de Santa Bárbara (Lomba do Carro)
Esta ermida foi mandada edificar pelo proprietário Mateus Dias, no séc. XV. É a mais antiga ermida da Ilha e foi onde se celebrou a primeira missa depois do povoamento. Foi reconstruída em 1864 e 1981.



* Centro Paroquial de São Pedro (Lomba do Cavaleiro)
A Lomba do Cavaleiro não possui igreja mas possui um Centro Paroquial que na ausência de igreja cumpre as suas funções. O povo festeja S. Pedro como o patrono desta localidade.



* Alminhas
Alminhas são património artístico-religioso que ocupam pontos estratégicos nas freguesias. São sinais de vivência religiosa mas não se separam da vivência física do território.
Uma localiza-se na travessa que liga a Lomba do Botão à Lomba do Pomar. Está decorada com azulejos azuis, brancos e amarelos, encimada por uma cruz. A segunda localiza-se no final da Lomba do Pomar, junto ao Parque de Merendas. Uma das imagens no seu interior é de Nossa Senhora da Conceição.

 

* Triato do Espírito Santo (6)
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo nomeadamente a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. São construídos em planta retangular com um só piso. Nesta freguesia existem seis triatos:

1. Localiza-se na Rua da Lomba do Botão. Possui três portas em arco e ostenta na sua fachada a inscrição “1878” e um dos símbolos do Divino Espírito Santo, coroa, trabalhada em rocha basáltica.
2. Localiza-se na Rua do Carro.
3. Localiza-se na Rua do Carro.
4. Localiza-se na Rua Manuel José de Medeiros. Está encimado por um dos símbolos do Divino Espírito Santo, a coroa. É conhecido pelo Império do Espírito Santo da Vila. Na sua fachada possui um painel de azulejos com um símbolo do Espírito Santo, a pomba e a inscrição “RESTAURADO PELA DEVOÇÃO DOS HOMENS DO MAR”
5. Localiza-se na Rua da Lomba dos Pós.
6. Localiza-se na Rua da Chã de Cima. Possui porta e janela em arco.

  
  

* Casa das Mordomias
A Casa das Mordomias da Lomba do Pomar está associada às festividades em honra do Divino Espírito Santo. São utilizadas como dispensas para o armazenamento dos ornamentos utilizados, dos alimentos para confeção e distribuição das sopas e demais refeições integradas nas vivências destas festas. Localiza-se na Estrada Municipal - Lomba do Pomar.



* Casa do Espírito Santo
A Casa do Espírito Santo/Centro Social e Cultural foi inaugurada a 22 de maio de 1994. As Casas do Espírito Santo associadas também às festividades em honra do Divino Espírito Santo funcionam como dispensas para o armazenamento dos ornamentos utilizados, dos alimentos para confeção e distribuição das sopas e demais refeições integradas nas vivências destas festas. Localiza-se na Estrada Municipal da Lomba do Botão.



* Fontanários (10)
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada, os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades. São dez os fontanários existentes nesta freguesia:

1. Localiza-se na Rua do Carro. Possui um reservatório para a água excedente que serve como bebedouro para animais. É todo construído em rocha basáltica.
2. Localiza-se junto à Igreja de Nossa Senhora da Mãe de Deus. Estrutura de arco do tipo nicho, ornamentado com azulejos. No seu interior existem bancos a ladear a torneira.
3. Localiza-se na Rua Infante Sagres. Estrutura pintada de branco com moldura e bacia em rocha basáltica.
4. Localiza-se na Rua da Fonte Nova. Ostenta na sua fachada as inscrições “1965” e “C.M.P”. É do tipo nicho ornamentado com azulejos brancos.
5. Localiza-se na zona do Pé do Salto. Estrutura inserida num muro formando um nicho. Ao lado do nicho, existe um segundo para onde corre também água, servindo de bebedouro para animais
6. Localiza-se na Rua da Lomba do Botão.
7. Localiza-se na Lomba dos Pós, no final da Rua do Morro. Estrutura do tipo nicho decorada com azulejos azuis e brancos e ladeada por bancos.
8. Localiza-se no Bairro da Caridade. Foi construído em 1899, após as grandes cheias de 1896. Possui duas bacias, uma de cada lado, apoiadas num pé saliente e em relevo, possui imagens e inscrições em pedra de calcário, embutida na estrutura.
9. Localiza-se na Canada João Bento.
10. Localiza-se no lugar do Morro. Estrutura toda construída em rocha basáltica.

      
     
    

* Coretos (6)
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. São seis os coretos dispersos pelo centro da Povoação mas também pelas suas Lombas:

1. Localiza-se na Rua da Lomba dos Pós. Possui escadas de acesso e cobertura em telha.
2. Localiza-se junto à igreja da Lomba do Botão. Possui escadas de acesso e cobertura telhada.
3. Localiza-se no centro do jardim junto à Igreja da Lomba do Pomar. Possui escadas de acesso e cobertura em telha.
4. Localiza-se no centro do jardim, junto ao Centro Paroquial de São Pedro. Está ornamentado com a Cruz de Cristo.
5. Localiza-se no Jardim Municipal da Povoação. Está ornamentado em todo o seu redor com a Cruz de Cristo.
6. Localiza-se na Estrada Municipal - Lomba do Carro. Está ladeado por calçada portuguesa, possui escadas de acesso e cobertura telhada.

  
  

* Farolins
Estas estruturas estão localizadas no molhe poente no Porto de Pesca da Povoação.
Dos dois farolins que existem na Povoação, a iluminação de um alcança 3 milhas e o outro alcança 6 milhas. São estruturas que permitem apoiar a navegação local.

 

* Padrão dos Descobrimentos
Estrutura comemorativa localizada no Jardim Municipal da Povoação. No cimo do monumento assenta um escudo português encimado por uma cruz de Cristo. Possui a inscrição “1432” data que à época se tomava por oficial a descoberta dos Açores e que a análise histórica posterior veio por em causa, substituindo-a por 1427.



* Portas do Povoamento
Monumento inaugurado em 2005, aquando do 166º aniversário da elevação da Povoação a concelho (3 de julho). Representa o local onde atracaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel. É constituído por pequenas imagens, em alto-relevo, das figuras proeminentes dessa época.



* Ruínas do Forte de Nossa Senhora da Mãe de Deus

O antigo Forte da Mãe de Deus também era conhecido por “Castelo da Povoação” ou de “Afonso Vaz”. Segundo dados históricos, o forte ocupava cerca de 300 m2 e possuía nove canhões sendo considerado um dos melhores Fortes defensores da ilha. A sua construção data da segunda metade do século XVI e serviu para a proteção contra os ataques dos piratas. Hoje restam apenas os alicerces desta infraestrutura com umas aberturas de janela que serviam para fazer vigia.



* Antigo edifício dos Paços do Concelho
Localiza-se junto à igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Velha e iniciou a sua função em 1856. O edifício foi recuperado, funciona hoje como Centro de Informação – Turismo e Artesanato da Vila da Povoação. Está classificado como Imóvel de Valor Concelhio pela Resolução nº 25/99 de 29 de janeiro.



* Atual edifício dos Paços do Concelho
Edifício que data de 1865, mas concluído em 1869. Funciona nesta estrutura a sede da Câmara Municipal da Povoação.



* Miradouro do Ramalho
Localizado na Estrada Regional da Povoação, é um espaço que permite vislumbrar toda a região circundante, nomeadamente o povoado da Vila da Povoação.



* Miradouro da Lomba do Cavaleiro
Localizado na Estrada Regional da Lomba com o mesmo nome. Oferece aos visitantes uma bela vista sobre toda a freguesia e as povoações vizinhas.



* Jardim Manuel António Vasconcelos
Pequeno espaço verde com canteiros floridos e uma árvore de grande porte a oferecer sombra. Este jardim presta homenagem a Manuel António Vasconcelos, um defensor do concelho da Povoação, deputado nas Cortes de D. Maria II e fundador do Jornal Açoriano Oriental.



* Jardim Municipal da Povoação
Este jardim tem origem nos anos de 1940 e fez parte da reconstrução do centro histórico da vila, na sequência da destruição provocada pelo sismo de 1935. Apresenta zonas relvadas, com canteiros floridos e arruamentos largos. A vegetação arbórea reduz-se aos Plátanos e Palmeiras anãs que envolvem o recinto. O varandim do coreto encontra-se decorado com a “Cruz de Cristo”, usada nas caravelas lusas. Destaca-se o Padrão dos Descobrimentos com data de 1432, data que à época se tomava por oficial da descoberta dos Açores.



* Parque Zoológico da Povoação
Localiza-se na Rua Manuel José Medeiros, no centro da Vila da Povoação. Dispõe de uma série de gaiolas de exposição de animais. As várias espécies de aves exóticas e os símios que integram este jardim fazem deste, um local interessante para os mais pequenos.



* Parque de Merendas da Lomba do Pomar
Situado na Estrada Municipal da Lomba do Pomar, é um parque de merendas constituído por palheiros, grelhadores, mesas e bancos em pedra.



* Parque de Merendas da Estrada Regional da Povoação (Agrião/Redondo)
Situado na margem da Estrada Regional da Povoação, dispõe de grelhadores, bancos e mesas em pedra.



* Parque de Merendas da Lomba do Cavaleiro
Situado na margem da Estrada Municipal da Lomba do Cavaleiro, dispõe de três mesas e bancos em pedra.



* Praia dos Pelames
Esta praia de areia fina, não permanente, é limitada a oeste por uma pequena escoada lávica e a leste por um molhe artificial. Durante as marés vivas, o areal seco chega a desaparecer, devido à sua reduzida extensão transversal. É uma praia não vigiada. Possui balneários e parque de estacionamento.



* Praia do Morro
É uma praia de calhau rolado, localizada no lugar do Morro. Possui balneários e parque de estacionamento. É uma praia não vigiada e a encosta que a rodeia apresenta perigo de segurança para os banhistas.



* Portinho da Povoação



* Casa dos Moinhos
Casa antiga, privada, com dois moinhos (um de trigo e um de milho), que estiveram em funcionamento até há cerca de 4 anos (2008). Aqui encontra-se patente uma exposição de peças e utensílios antigos. A loja tem produtos típicos dos Açores (bordados, licores, louça, entre outros). Tem ainda algum artesanato de outras regiões do país: Alentejo, Algarve. Muitos dos artigos são de confecção própria: bordados a matiz, bonecas de folha de milho e de folha de bananeira, trajes de folclore.



* Centro de Informação - Turismo e Artesanato da Vila da Povoação
Localizado no rés-do-chão do edifício da Biblioteca Municipal, dispõe de um Minimuseu onde estão representadas algumas profissões anciãs, como a do sapateiro e da tecedeira. Além disso, o visitante pode descobrir algumas vivências seculares que faziam parte do quotidiano dos nossos antepassados, destacando-se uma cozinha típica e um quarto antigo, onde estão expostas peças genuínas, muitas das quais centenárias, doadas pelos munícipes do Concelho da Povoação.




< Voltar à página anterior

Calendário de Eventos
 
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE