FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Património urbano
  

No território das Terras do Priolo, o património urbano deve constituir cada vez mais uma imagem de marca, fortemente associada ao setor turístico. É o legado do passado com o qual vivemos hoje e que deve ser estimulada e fortificada de modo a preservar a identidade cultural e torná-la atrativa. São alguns imóveis com valor patrimonial, que constituem vestígios de diversas épocas e diversas ocupações que fazem parte da memória do povo. Destacam-se: os fontanários; os coretos que abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões; os faróis e farolins para auxílio da navegação marítima; moinhos de água em que a sua função consistia em transformar o milho e trigo em farinha para consumo; pias ou tanques de grande utilidade no passado para lavagem de roupas e outros, embora sem utilidade nos dias de hoje; fornos de cal, importantes instrumentos económicos locais para o desenvolvimento comercial e industrial e carvoeiros, estruturas construídas no séc. XX e que algumas ainda permanecem intactas.

Existem ainda outros monumentos de carácter histórico-cultural que se destacam no património deste território. No Nordeste destacam-se: a Ponte de Sete Arcos, com traços românicos; o edifício dos Paços do Concelho do Nordeste com uma estrutura arquitetónica civil do século XIX de grande valor; um obelisco em honra do desembarque das tropas liberais em 1831; um Padrão Histórico, erigido em 1957 com um azulejo da antiga ermida dedicada a São Bento; uma casa de habitação classificada como Imóvel de Interesse Municipal, um memorial em homenagem a um poeta micaelense de renome, Virgílio de Oliveira e a Pocinha de Nossa Senhora do Pranto relacionada com uma lenda em torno da construção da referida ermida.

Na Povoação, salienta-se o Padrão dos Descobrimentos localizado no centro da Vila representando os descobrimentos dos Açores; a Porta do Povoamento, representando o local onde atracaram os primeiros povoadores da Ilha de São Miguel; os vestígios do Forte da Mãe de Deus; o antigo edifício dos Paços do Concelho, na Povoação, atualmente funcionando como Posto de Turismo e biblioteca e classificado como Imóvel de Valor Concelhio; o atual edifício dos Paços do Concelho, na Povoação onde funciona a sede da Câmara Municipal da Povoação, o Parque e Casa das Murtas também classificado como Imóvel de Interesse Municipal e a Casa da Grená, na vertente nascente da caldeira das Furnas, propriedade do estado português.

As Terras do Priolo também apresentam um amplo conjunto de infraestruturas e serviços, que complementam a sua oferta turística: miradouros que oferecem aos visitantes, em geral, vistas panorâmicas do mar, litoral ou da montanha; parques e jardins de canteiros ajardinados, por vezes, apetrechados com homenagens a poetas da terra, coretos, chafarizes, piso em calçada portuguesa, entre outros; Reservas Florestais de Recreio que constituem também viveiros de plantas endémicas e de árvores; Parques de Merendas, espaços ajardinados que convidam a paragens para piqueniques; Piscinas e Zonas balneares; Portinhos e Portos de pesca e/ou de recreio estando os pequenos portos reservados à pesca ou, então, a zonas de lazer e de prática de actividades lúdicas.

Os serviços presentes neste território como museus, centros de interpretação, postos de informação e centros de artesanato, possuem em regra uma exposição com pequenas peças de etnografia local ou utensílios agrícolas, mobiliário antigo e pequenos objectos decorativos, bem como objectos ligados à imigração, ao culto do Espírito Santo e à arte sacra.

O Centro Ambiental do Priolo, Centro de Divulgação Florestal do Nordeste, o Observatório Microbiano dos Açores e o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas são também serviços presentes no território com uma vertente mais ambiental.

Os postos de informação turística, em muitas ocasiões servem também para a venda de artesanato e os pontos de venda de artesanato fornecem também informação turística.


< Voltar à página anterior

Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE