FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Património religioso
    

Neste território é bem visível a marca de fé, nomeadamente, através das igrejas, ermidas, nichos, alminhas, triatos, casas de mordomias e do Espírito Santo. Estas estruturas constituem o património arquitetónico mais relevante das freguesias do concelho do Nordeste e Povoação, intimamente ligado à grande religiosidade deste povo.

Todas as freguesias das Terras do Priolo têm as suas instituições religiosas cristãs, igrejas, que refletem uma herança histórico-cultural, fazendo ligação entre o presente e o passado. As ermidas, templos cristãos de menor dimensão estão localizadas fora das povoações ou em lugares mais despovoados, particulares ou pertenças das paróquias. Os nichos e alminhas são pequenas estruturas religiosas geralmente situadas nas estradas ou nos centros das freguesias. Estas estruturas simbolizam o respeito e devoção religiosa. Os triatos do Espírito Santo, as casas da mordomia e do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo.


< Voltar à página anterior

 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE