FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Nossa Senhora dos Remédios

Situada numa das encostas da vila da Povoação, a freguesia da Nossa Senhora dos Remédios é constituída pelas Lombas do Loução e Alcaide, tendo sido elevada a esta condição em 1957. O topónimo de “Loução”, atribuído a esta Lomba, teve a sua origem no nome de um habitante local, João de Loução, personalidade dos meados do séc. XVI, que construiu uma caravela numa entrada da bacia hidrográfica da Povoação. Por sua vez, o nome da outra Lomba, indica o lugar onde tiveram assento os Ferreiras de Azevedo que foram alcaides da Vila da Povoação no séc. XVII.

A freguesia da Nossa Senhora dos Remédios possui cerca de 1.112 habitantes e é a terceira freguesia mais populosa do concelho da Povoação, vivendo sobretudo da agropecuária.

Dos pratos típicos disponíveis, podemos destacar a sopa de feijão, os torresmos, a sopa de funcho com favas, as papas grossas e a açorda de feijão com pimenta da terra salgada.

Quem visitar esta freguesia terá, obrigatoriamente, de percorrer alguns itinerários turísticos de referência, como os miradouros, museus entre outros.

O que visitar:

* Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Lomba da Loução
Igreja construída em 1893 que substituiu a antiga ermida sob a mesma invocação. Localiza-se no grandioso largo central da Lomba do Loução, Largo Dr. Carlos José Botelho de Paiva. Possui uma vasta escadaria frontal.



* Igreja do Divino Espírito Santo - Lomba do Alcaide
A igreja atual é recente. A sua construção data de 1984 e é dedicada ao Divino Espírito Santo. Anteriormente à construção desta igreja, já havia uma ermida construída em 1865, porém em 1881 tinha entrado em ruínas. A antiga ermida era dedicada a Nossa Senhora da Bonança.



* Ermida de Nossa Senhora do Monte - Monte Simplício
Ermida privada localizada na Lomba do Loução. Possui inscrito na sua fachada a data “1930”.



* Alminhas (2)
Alminhas são um património artístico-religioso que ocupam pontos estratégicos nas freguesias. São sinais de vivência religiosa mas não se separam da vivência física do território. As duas alminhas que existem na freguesia localizam-se à entrada para a Lomba do Loução e na Estrada Regional no final da Lomba do Loução. Esta última possui estações da via-sacra.

 

* Triato do Espírito Santo (2)
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo, nomeadamente, a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. São construídos em planta retangular com um só piso. Os dois triatos localizam-se um no Largo Dr. Carlos José Botelho de Paiva e o outro no Largo Divino Espírito Santo. Ambos estão encimados por um símbolo do Divino Espírito Santo, a Pomba.

 

* Casa das Mordomias
O Centro Paroquial da Lomba do Loução funciona como Casa das Mordomias. Localiza-se na Rua de João Loução e está associada às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Funciona como dispensa para o armazenamento dos ornamentos utilizados, dos alimentos para confeção e distribuição das sopas e demais refeições integradas nas vivências destas festas.



Fontanários (8)
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades.

1. Localiza-se na 3ª Rua Visconde do Botelho. Estrutura de arco em pedra de lavoura (rocha basáltica).
2. Localizado na Rua Gustavo Adolfo de Medeiros feito de pedra de lavoura (rocha basáltica).
3. Localiza-se em frente à igreja do Espírito Santo, no Largo Divino Espírito Santo. Todo construído em pedra de lavoura (rocha basáltica).
4. Localiza-se na Rua de João Loução, junto ao Centro Paroquial da Lomba do Loução, que funciona como Casa das Mordomias. Ostenta na sua fachada a inscrição “1993” e a figura de São João pintada em azulejos.
5. Localiza-se na Rua da Igreja e é uma estrutura construída em pedra de lavoura (rocha basáltica).
6. Localiza-se Rua do Treatro, feito em rocha basáltica.
7. Localiza-se na Rua da Escola.
8. Localiza-se no Largo Dr. Carlos José Botelho de Paiva, junto à igreja. Estrutura construída em rocha basáltica (Pedra de lavoura).

   
   

* Coretos (2)
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. Os dois coretos que existem nesta freguesia localizam-se: um no Largo do Divino Espírito Santo com cobertura telhada e o outro localiza-se no largo Dr. Carlos José Botelho de Paiva, em frente à igreja com cobertura em telha.

 

* Miradouro do Pico Longo
Miradouro localizado na Estrada Regional de Nossa Senhora dos Remédios, com uma excelente panorâmica sobre a Povoação e as suas sete lombas.



* Miradouro da Ponta do Pôr-do-Sol
Localizado à saída da Vila da Povoação no sentido nascente em direção à freguesia do Faial da Terra, é um ótimo local para passear, descansar ou fazer um piquenique. Oferece aos visitantes uma magnífica vista da caldeira da Povoação e do mar.



* Parque de Merendas do Miradouro da Ponta do Pôr-do-Sol
Localiza-se no lugar do Miradouro da Ponta do Pôr-do-Sol. Espaço amplo e ajardinado com palheiros, grelhadores, mesas e bancos em pedra. Dispõe ainda de sanitários.



* Parque de Merendas do Pé do Salto
Merendário localizado na estrada Municipal da Lomba do Loução, no lugar do Pé do Salto. É um pequeno espaço destinado a piqueniques, com piso em calçada, mesas e bancos em pedra. Esta área recreativa também possui uma pequena zona relvada com árvores e bancos de jardim.



* Museu do Trigo
Edifício do séc. XIX situado entre as Lombas do Loução e Alcaide. Foi inaugurado a 31 de julho de 2004. A sua função era a debulha do trigo, sendo utilizadas para o efeito duas máquinas: a Debulhadora e a Tarara. O museu dispõe de uma sala de exposição permanente com painéis alusivos ao cultivo do trigo, sua utilização no quotidiano e respetivas alfaias. O museu do Trigo surge da reconstrução de um antigo moinho hidráulico no qual se podem observar os instrumentos tradicionais utilizados na ceifa do trigo, bem como uma exposição permanente constituída por painéis alusivos ao cultivo de cereais em São Miguel.




< Voltar à página anterior


Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE