FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Culto do Espírito Santo
    

Anualmente, as festas do Espírito Santo decorrem um pouco por todo o arquipélago dos Açores, todas as semanas desde a Páscoa até ao Domingo de Pentecostes, em alguns casos, ou Domingo da Trindade, noutros casos. No geral, durante as festividades semanais realizam-se as “alumiações” - um misto de veneração das insígnias do Divino e de convívio alegre - e canta-se o “pezinho” ao mordomo e às pessoas que realizam generosas ofertas ao Espírito Santo. Nestes festejos podem ouvir-se cantares ao desafio semelhantes ao norte de Portugal.

Em algumas localidades, a sexta-feira é o dia do sacrifício do gado, com vista ao “bodo” que o mordomo, no domingo, oferecerá aos seus convidados.

No domingo realiza-se a primeira procissão que vai a casa do mordomo buscar a coroa, o cetro e a salva, que são transportadas ritualmente por jovens vestidas de branco para a igreja, onde se realiza a cerimónia da coroação.

A bandeira do Espírito Santo, de fundo escarlate com a Pomba-branca bordada, segue sempre à frente na procissão. Estas procissões atualmente são acompanhadas pelas filarmónicas, mas antigamente eram-no pelos foliões.

A sequência ritual das festas do Espírito Santo permite um conjunto de refeições, dádivas e distribuições de alimentos cerimoniais às populações. Nestas dádivas estão incluídas em algumas localidades, as Sopas do Espírito Santo - feitas à base de carne de vaca cozida e de fatias de pão de trigo - diversas variedades de pães e de massa sovada, biscoitos e doces. Estas sopas são oferecidas pelo mordomo a toda a população.

As festas do Espírito Santo têm bastante significado nos Açores, embora de ilha para ilha existam algumas diferenças nos festejos.

Nas Terras do Priolo, as festas do Espírito Santo são comemoradas em todas as freguesias, existindo algumas que ainda cumprem com todas as festividades semanais, enquanto outras realizam só em algumas as semanas, por falta de disponibilidade de mordomos.


< Voltar à página anterior

 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE