FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Faial da Terra



   

Esta área protegida compreende 205,9 ha, entre o Faial da Terra e a praia do Lombo Gordo e inclui uma Área Importante para Aves - IBA, classificada pela Bird Life International, pelo facto de ser habitat de espécies protegidas, nomeadamente o Cagarro (Calonectris diomedea borealis) e do Frulho (Puffinus assimilis) e faz parte integrante do geossítio Vale da Ribeira do Faial da Terra e Fajã do Calhau, no âmbito do Geoparque Açores.

    
  Fotos Paulo Henrique Silva | SIARAM   

A orla costeira é constituída por algumas fajãs detríticas, como a Fajã do Calhau e a Fajã do Araújo, que constituem plataformas na base da alta falésia, compostas por rochas e terras que vão caindo desta arriba. Junto ao mar existe uma extensa praia de calhau rolado.

A falésia, que chega a atingir mais de 400 metros de altura, expõe rochas do Complexo Vulcânico do Nordeste  (o mais antigo de São Miguel), com cerca de 4 milhões de anos), formado por basaltos, provenientes de diversas escoadas lávicas e filões, e escórias ou bagacinas. Nesta arriba também se observam algumas falhas que atravessam esta zona da ilha.

Nesta área protegida destacam-se os matos costeiros macaronésicos, nomeadamente, de Faia-da-terra (Morella faya) e Urze (Erica azorica). Nas áreas rochosas mais próximas do nível do mar existem espécies endémicas como a Vidália (Azorina vidalii), Erva-leiteira (Euphorbia azorica) e Bracel-da-rocha (Festuca petraea).

  
Fotos Paulo Henrique Silva | SIARAM   

Esta área é particularmente utilizada na época de verão para uso recreativo e de veraneio, existindo inclusivamente um aglomerado considerável de casas na Fajã do Calhau. Algumas das áreas são também utilizadas para a agricultura, sendo uma área importante para a produção de vinho.

Para mais informação sobre esta área | Clique aqui


< Voltar às Áreas Protegidas


 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE