FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Ponta do Arnel


  
Desenvolve-se desde a Ribeira da Ponta do Arnel até à Ponta da Lomba da Cruz, incluindo uma faixa desde a beira-mar até ao rebordo da falésia, com uma área de aproximadamente 22 ha.

A sua costa é linear, com cerca de 2,5 km de comprimento, salientando-se apenas o bordo norte da Ponta do Arnel, caracterizada por altas escarpas alcantiladas, com mais de 100 m de perfil quase vertical, recortadas por linhas de água e marginadas por blocos rochosos detríticos, resultantes do movimento de vertentes.

As suas falésias são importantes locais de nidificação de aves marinhas como o Cagarro (Calonectris diomedea borealis) e o Frulho (Puffinus assimilis), motivo pelo qual esta área faz parte integrante da Área Importante para Aves - Faial da Terra e Ponta do Arnel.

    

Devido à sua morfologia acidentada, as suas encostas mantêm alguma vegetação natural, com destaque para o Bracel-da-rocha (Festuca petrae), a Faia-da-terra (Morella faya), a Urze (Erica azorica), e a Erva-leiteira (Euphorbia azorica). 

   

Nesta área protegida localiza-se o Farol do Arnel, situado na ponta com o mesmo nome, edificado nos finais do século XIX. Inaugurado a 24 de novembro de 1876, este farol foi o primeiro a ser implantado no Arquipélago dos Açores, sendo constituído por uma torre prismática branca com 15 m de altura e edifícios anexos. Ainda na Ponta do Arnel, pode-se visitar o Porto da Vila do Nordeste, construído por ordem do Rei D. João III, com um cais de acostagem, rampa de varadouro, assim como algumas casas de aprestos.

Para mais informação sobre esta área | Clique aqui


< Voltar às Áreas Protegidas

 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE