FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Água Retorta

Segundo Gaspar Frutuoso, o nome “Água Retorta” deriva “por respeito da água da fonte que pela rocha cai em voltas”. Esta pitoresca localidade, com cerca de 489 habitantes, fica a 14 km da sede do concelho do Nordeste. Quem a visitar, poderá disfrutar de belíssimas paisagens naturais, um parque florestal de encantar e um rico património edificado, entre os quais a igreja matriz, dedicada à padroeira: Nossa Senhora Penha de França.

No verão, a fajã do Calhau é um aprazível lugar de veraneio, onde muitas pessoas mantêm casas que ocupam, especialmente, no tempo das vindimas. De inverno, são muitos os populares que ainda se reúnem, nesta localidade, para as matanças do porco. Daí, a gastronomia da freguesia estar muito ligada aos produtos derivados da carne de suíno, com destaque para o molho de fígado, o desfeito, o chouriço à bombeiro, a morcela na brasa e as famosas iscas de fígado.

O que visitar:

* Igreja de Nossa Senhora da Penha de França
Igreja edificada nos últimos 25 anos do séc. XIX, depois do ano 1871. Pertenceu à freguesia do Faial da Terra até ao séc. XIX. Possui uma imponente frontaria com um relógio no frontão ladeado pelas inscrições “NSPF” e “1872”.



* Alminhas (2)
As Alminhas são património artístico-religioso que ocupam pontos estratégicos nas freguesias. São sinais de vivência religiosa mas não se separam da vivência física do território. As duas alminhas que se encontram nesta freguesia localizam-se na Estrada Regional junto ao Parque de Merendas do Miradouro de Água Retorta e na entrada da Lomba das Fagundas.

 

* Triatos do Espírito Santo (4)
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo nomeadamente a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. São construídos em planta retangular com um só piso. Nesta freguesia existem 4 triatos.

1. Localiza-se no Jardim Público de Água Retorta. A calçada que ornamenta este jardim é do tipo portuguesa e possui coroas do Divino Espírito Santo.
2. Localiza-se na Rua Direita.
3. Localiza-se na Rua Direita.
4. Localiza-se na Lomba das Fagundas. A porta em forma de arco possui o símbolo do Divino Espírito Santo, a pomba.

   

* Fontanários (7)
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada, os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades.

1. Localiza-se em frente à igreja de Água Retorta, no Largo Dr. Weber Machado Pereira. Possui as seguintes inscrições em relevo, na sua fachada: “1893” e “O P”. Possui duas bacias sobrepostas em que uma, de menores dimensões, situa-se próximo do pavimento.
2. Localiza-se à entrada da Lomba das Fagundas. Estrutura de forma retangular que ostenta na sua fachada as inscrições “1968” e  “C.M”.
3. Localiza-se na Rua do Marco. Estrutura em forma de prisma quadrangular, pintado de branco e com uma moldura trabalhada em rocha basáltica, ostenta na sua fachada as inscrições “1891” e “OP”. Há vestígios de uma segunda bacia encastrada pouco acima do pavimento.
4. Localiza-se no Caminho da Lomba, na Lomba das Fagundas. Encontra-se inscrito a data “1967”. É uma estrutura do tipo “nicho”.
5. Localizado na Lomba das Fagundas, no Caminho da Lomba. Está ornamentado com painel de azulejos onde se encontram escritas rimas sobre os fontanários.
6. Localiza-se na Rua Direita. A estrutura está pintada de branco com moldura cinzenta.
7. Localiza-se no Jardim Público de Água Retorta, ornamentado com azulejos representando aspetos culturais da freguesia.

    
   

* Coreto
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. Localiza-se no interior do Jardim Público de Água Retorta ladeado por calçada portuguesa. Possui cobertura telhada e um símbolo musical no topo.



* Miradouro de Água Retorta
Situado na estrada regional, oferece uma bela vista panorâmica sobre a freguesia, as povoações vizinhas e sobre o mar.



* Jardim Público de Água Retorta
Localizado na Rua do Marco, este possui o piso em calçada, canteiros floridos, árvores a oferecer sombra, alguns bancos de jardim, um parque infantil, um coreto, uma fonte com a estrutura de uma coroa do Espírito Santo, um triato do Espírito Santo e um fontanário.



* Reserva Florestal de Recreiro de Água Retorta
A Reserva Florestal de Recreio com 15 hectares, localizada junto à Estrada Regional, que liga a Vila do Nordeste à Vila da Povoação, possui um riquíssimo espólio botânico de espécies endémicas, resinosas e folhosas exóticas. A Reserva está equipada com sanitários, uma zona de piqueniques, um parque infantil, uma zona de exposição de animais e Parque de Campismo Natural, projeto-piloto único em S. Miguel.



* Parque de Merendas da Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta
A Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta possui uma zona de merendas provida com mesas, algumas cobertas, bancos e grelhadores.



* Parque de Merendas do Miradouro de Água Retorta
Área recreativa, localizada na vertente do Miradouro de Água Retorta, equipada com dois palheiros, grelhadores, sanitários, mesas e bancos em pedra. A envolvente do parque de merendas encontra-se ajardinada com azáleas e pequenas sebes de buxo.




* Parque de Merendas da Estrada Regional (2)

Áreas recreativas equipadas com palheiros, grelhadores, mesas e bancos em pedra, localizados na berma da Estrada Regional.

  

* Parque de Campismo Natural da Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta
Parque de Campismo integrado em área florestal e natural. Cada lote tem lugar para 2 tendas, mesa, churrasqueira, zona de fogueira e lenha. Próximo de 2 núcleos urbanos e de seis trilhos pedestres. Além das infraestruturas de apoio da Reserva, possui uma latrina seca.




< Voltar à página anterior


Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE