Índice de Conteúdos  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Discussão Pública - Proposta de Programa Regional para as Alterações Climáticas dos Açores
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Proc Acessibilidade Povoação
DIA Acess Povoação
Início Consulta Pública Subestação P Del...
Hidroelétrica da ilha das Flores
 

12-01-2018

Relatório do Estado do Ambiente dos Açores 2014-2016


O Relatório do Estado do Ambiente dos Açores, relativo ao período 2014 a 2016, já se encontra disponível para consulta no Portal do Relatório do Estado do Ambiente dos Açores.

A disponibilização de informação ao público referente ao estado do ambiente é uma competência da administração pública, segundo a Convenção de Aahrus, em Portugal aprovada para ratificação pela Resolução da Assembleia da República n.º 11/2003, de 25 de fevereiro, e ratificada pelo Decreto do Presidente da República n.º 9/2003, e conforme previsto na Lei de Bases do Ambiente. Na Região, de acordo com o artigo 3º do Decreto Legislativo Regional nº 19/2010/A, de 25 de maio, a Direção Regional do Ambiente elabora, de três em três anos, um relatório sobre o estado do ambiente. A primeira edição do Relatório de Estado do Ambiente dos Açores remonta ao ano de 2001.

O Relatório agora publicado inicia-se com os capítulos que descrevem o enquadramento socioeconómico e a situação ambiental da Região, sendo posteriormente apresentada a descrição e análise de um conjunto de indicadores pertencentes a vários domínios ambientais: Conservação da Natureza e Biodiversidade, Qualidade do Ar e Controlo da Poluição Atmosférica, Avaliação e Licenciamento Ambientais, Clima e Alterações Climáticas, Resíduos, Água, Águas Costeiras, Oceanos e Recursos Haliêuticos, Usos de Solo e Ordenamento do Território, Agricultura e Recursos Florestais, Energia e Transportes, Riscos Ambientais, Promoção e Educação Ambientais e Investimentos em matéria ambiental.

Relativamente ao anterior Relatório do Estado do Ambiente dos Açores do período (2011-2013), consideram-se dois novos capítulos respeitantes ao regime de Avaliação de Impactes e Licenciamento Ambiental e Riscos Naturais.

Este relatório é da autoria da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo e para a sua elaboração contou-se igualmente com a colaboração de outros departamentos do governo regional responsáveis por alguns dos temas analisados.

Importa ressalvar a importância da recolha de informação sistemática e fiável sobre o estado do ambiente que permita o tratamento e posterior divulgação pública. Dessa forma será muito mais fácil promover o envolvimento ativo dos cidadãos e demais interessados nas políticas públicas de cariz ambiental.

Autor: DSQA

Numero de Visitantes
  672330  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 


20 de abril de 2018

Bom








 

EM CONSULTA PÚBLICA

 

HOMEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE