Ação Climática  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

Horta 08-05-2015

Governo dos Açores propõe medidas conciliadoras das atividades extrativas com a proteção ambiental


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, na Horta, que a proposta de Plano Setorial de Ordenamento do Território para as Atividades Extrativas (PAE) é um documento “inovador” que vai permitir a atividade económica de pedreiras e saibreiras nos Açores, mas também acautelar a preservação da paisagem e do ambiente.

 “Este plano define zonas onde em cada uma das ilhas é permitido exercer essa atividade e zonas onde não é”, designadamente as áreas da Rede Natura 2000 e as áreas protegidas, afirmou Luís Neto Viveiros, em declarações depois de ouvido pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa.

O Secretário Regional destacou que a proposta prevê, ainda, “a delimitação de zonas onde essa atividade neste momento é praticada mas que deve, por diferentes razões, quando terminar o licenciamento dessas empresas, terminar de facto”, precavendo um conjunto de iniciativas para repor a paisagem.

O titular da pasta do Ambiente considerou que esta audição permitiu esclarecer as questões resultantes da auscultação dos Conselhos de Ilha, frisando que o PAE, na globalidade, já as considera.

A regulamentação da gestão de pedreiras e saibreiras nos Açores resulta de um trabalho desenvolvido durante dois anos com o envolvimento de todos os agentes do setor e, em particular, da AICOPA.

A proposta do PAE foi sujeita a discussão pública, com a realização de reuniões abertas à sociedade, e respeita o consagrado no PROTA- Plano Regional de Ordenamento do Território dos Açores.

(GaCS)


Numero de Visitantes
  1365939  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

Direção Regional do Ambiente e Ação Climática



  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE