Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação PRAC
Relatório CDP - Under2MOU 2019
Consulta pública da Renovação da licença...
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
 

Horta 08-05-2015

Governo dos Açores propõe medidas conciliadoras das atividades extrativas com a proteção ambiental


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, na Horta, que a proposta de Plano Setorial de Ordenamento do Território para as Atividades Extrativas (PAE) é um documento “inovador” que vai permitir a atividade económica de pedreiras e saibreiras nos Açores, mas também acautelar a preservação da paisagem e do ambiente.

 “Este plano define zonas onde em cada uma das ilhas é permitido exercer essa atividade e zonas onde não é”, designadamente as áreas da Rede Natura 2000 e as áreas protegidas, afirmou Luís Neto Viveiros, em declarações depois de ouvido pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa.

O Secretário Regional destacou que a proposta prevê, ainda, “a delimitação de zonas onde essa atividade neste momento é praticada mas que deve, por diferentes razões, quando terminar o licenciamento dessas empresas, terminar de facto”, precavendo um conjunto de iniciativas para repor a paisagem.

O titular da pasta do Ambiente considerou que esta audição permitiu esclarecer as questões resultantes da auscultação dos Conselhos de Ilha, frisando que o PAE, na globalidade, já as considera.

A regulamentação da gestão de pedreiras e saibreiras nos Açores resulta de um trabalho desenvolvido durante dois anos com o envolvimento de todos os agentes do setor e, em particular, da AICOPA.

A proposta do PAE foi sujeita a discussão pública, com a realização de reuniões abertas à sociedade, e respeita o consagrado no PROTA- Plano Regional de Ordenamento do Território dos Açores.

(GaCS)


Numero de Visitantes
  919068  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 










 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE