Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação PRAC
Relatório CDP - Under2MOU 2019
Consulta pública da Renovação da licença...
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
 

Horta 15-10-2014

Governo dos Açores destaca prioridade dada à elaboração do Plano Regional para as Alterações Climáticas


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na Horta, a prioridade determinada pelo Governo de dotar os Açores de um Plano Regional para as Alterações Climáticas, dando cumprimento às obrigações decorrentes dos objetivos definidos no Protocolo de Quioto e no pacote energia-clima da Estratégia Europa 2020.

Luís Neto Viveiros revelou que o grupo de trabalho que hoje reuniu pela primeira vez vai definir o “caderno de encargos que será lançado a concurso público internacional”, tendo o Governo dos Açores prevista uma verba de cerca de 600 mil euros para a sua execução, que deverá estar concluída em cerca de 18 meses.

Com a conclusão deste processo, que também contempla um período de consulta pública, a Região passará a dispor de um instrumento essencial de planeamento das políticas públicas para responder à intensificação das alterações climáticas globais, que colocam uma pressão acrescida em territórios limitados e frágeis, como é o caso do arquipélago dos Açores.

“É uma preocupação global que o Governo dos Açores assume como uma prioridade”, frisou o Secretário Regional em declarações aos jornalistas à margem da reunião do grupo de trabalho, acrescentando que se pretende “ter uma Região mais segura”.

Luís Neto Viveiros salientou que o facto de os Açores serem um conjunto de ilhas acarreta “dificuldades acrescidas”, mas considerou que essa situação torna “um desafio ainda mais aliciante” a elaboração deste plano, com base “num horizonte relativamente alargado até 2030, com projeções até 2050”.

Estas projeções resultam do estudo elaborado pela Comissão Regional para Avaliação das Alterações Climáticas, coordenada pelo professor Brito de Azevedo, da Universidade dos Açores, que o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou ser “o documento base que serve de suporte ao trabalho deste grupo”.

O grupo de trabalho integra representantes de todos os setores de atividade e dos departamentos do Governo, além de entidades como o Laboratório Regional de Engenharia Civil.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  918907  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 










 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE