Alterações Climáticas  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

Horta 19-12-2014

Licenciamento Ambiental de instalações PCIP na RAA


O licenciamento ambiental, cujo regime está estabelecido no Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de novembro, na sua essência, assenta sobre a minimização dos impactes negativos sobre o ambiente de determinadas atividades e processos, ao estabelecer medidas destinadas a evitar ou, quando tal não for possível, a reduzir as emissões de tais atividades para o ar, a água ou o solo, incluindo medidas de gestão de resíduos, de modo a alcançar um elevado nível de proteção do ambiente, engloba três regimes distintos, nomeadamente:
    • Prevenção e Controlo Integrados da Poluição (PCIP);
    • Prevenção de Acidentes Graves que envolvam Substâncias  Perigosas (SEVESO ou PAG); 
    • Comércio de Licenças de Emissão de Gases com Efeito de Estufa (CELE).
 
Até à presente data apenas decorreram procedimentos de licenciamento ambiental de instalações abrangidas pelo regime PCIP, tendo sido emitidas um total de 18 licenças ambientais, abrangendo setores de produção de energia, produção de matérias-primas vegetais (rações), tratamento e transformação de leite, matadouros, pecuária (aviários e suiniculturas) e aterros de resíduos urbanos ou outros resíduos não perigosos.

As primeiras licenças ambientais foram emitidas em 2007/2008, algumas das quais com prazos de validade de 5 anos, pelo que as respetivas renovações iniciaram-se em 2012/2013.

No decorrer dos últimos três anos, decorreram 7 procedimentos de renovação das licenças ambientais, dos quais 6 foram finalizados e 1 está a decorrer. Decorreram ainda 2 procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) em simultâneo com o procedimento de licenciamento ambiental.

Os seis procedimentos de renovação das licenças ambientais finalizados correspondem à Finançor Agro-Alimentar, S.A. (Fábrica da Lagoa) em 2012, Pronicol – Produtos Lácteos, S.A. (Fábrica da Quinta S. Luís – Angra do Heroísmo) em 2012, Aterro Intermunicipal da Ilha Terceira em 2013, Prolacto – Laticínios de S. Miguel, S.A. em 2013, Agraçor – Suínos dos Açores, S.A em 2014 e Humberto Silva em 2014.

O procedimento de renovação a decorrer corresponde à Fromageries Bel Portugal, S.A. (fábrica da Ribeira Grande).

Os procedimentos de AIA e licenciamento ambiental finalizados correspondem à Central de Tratamento e Valorização de Resíduos da Ilha Terceira e à Pondel – Avícola de Ponta Delgada, Lda., ambos em 2014.

Para aceder às licenças ambientais emitidas clique aqui.
Autor: DSQA

Numero de Visitantes
  1348407  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas


  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE