Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação PRAC
Relatório CDP - Under2MOU 2019
Consulta pública da Renovação da licença...
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
 

29-05-2012

Álamo Meneses sensibiliza para a qualidade do ar com visita a novas estações de monitorização


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, visitou hoje as duas novas estações de medição da qualidade do ar de São Miguel, uma em Ponta Delgada e outra na Ribeira Grande.


As visitas surgiram no âmbito de uma ação de educação ambiental, em colaboração com a rede Eco-escolas, que preparou duas sessões de sensibilização para explicar a alunos do 4º ano de escolaridade o que é a atmosfera, em que consiste a qualidade do ar e como funcionam estas duas novas estações de medição.


De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, “estas duas estações de monitorização, que entraram em funcionamento há pouco tempo, precisam de ser conhecidas e divulgadas pela comunidade em geral”. Álamo Meneses explicou, na visita à estação de Ponta Delgada, que estes instrumentos servem essencialmente para informar como se encontra a qualidade do ar, adiantando que os dois equipamentos estão situados na periferia das duas cidades e permitem uma medição das condições médias da qualidade da atmosfera em cada uma das zonas urbanas.


As duas novas estações para além de medirem a concentração de um conjunto de poluentes atmosféricos, estando equipadas com analisadores automáticos de poluentes como o dióxido de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3), monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 µm e partículas de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 2,5 μm (micrómetro), medem também parâmeros meteorológicos, como a velocidade e direção do vento, temperatura, radiação solar, precipitação e humidade relativa.


O governante adiantou, ainda, que todos os resultados obtidos nas estações de medição são enviados em tempo real para duas instituições, entre elas, a Direção Regional do Ambiente, que procedem à análise dos mesmos, disponibilizando depois online o Indice de Qualidade do Ar. Assim, o público em geral e a comunicação social passam a ter acesso a uma informação compreensível.

A Direção Regional do Ambiente disponibiliza, através do endereço www.azores.gov.pt/gra/sram-ambiente, a informação sobre a qualidade do ar na região, através do Índice da Qualidade do Ar, sendo que a partir das 15 horas de cada dia está disponível o Índice Definitivo, calculado com base nos dados medidos até essa hora.


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar assegurou que, com a instalação destas duas novas estações, o Governo Regional complementa a rede regional de monitorização, permitindo alargar a amostragem da qualidade do ar, uma vez que, até agora, só existia uma estação de medição, situada na freguesia da Ribeirinha, no Faial.

 


Numero de Visitantes
  919666  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 










 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE