Ação Climática  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

29-06-2012

Jardim Botânico do Faial conquista menção honrosa nos prémios do Turismo de Portugal


A ilha do Faial foi mais uma vez distinguida pelos prémios do Turismo de Portugal, desta vez na categoria de “Requalificação de projeto público”, com a intervenção de ampliação do Jardim Botânico do Faial, promovida pelo Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Assim, o Jardim Botânico recebeu a única menção honrosa desta categoria, tendo ficado em primeiro lugar o projeto Rota Histórica das Linhas de Torres. A cerimónia de entrega deste galardão teve lugar ontem, dia 26 de junho, na cidade de Lisboa.

Na sua sétima edição, este concurso contou com a participação de 150 projetos, divididos em oito categorias. Na categoria Requalificação de Projeto Público participaram oito concorrentes. Esta categoria é destinada a projetos materiais de natureza pública que se traduzam na requalificação de espaços pré-existentes e já detentores de vocação turística.

O projeto agora distinguido teve como objetivos a recuperação e ampliação do Jardim Botânico, que ficou dotado de maior capacidade de receção de público, beneficiado na sua qualidade paisagística e valorizado em termos de coleção botânica. A área de ampliação constitui uma área nova onde estão representadas as herbáceas endémicas dos Açores e respectivos habitats, aumentando, desta forma, a conservação ex-situ de espécies raras dos Açores.

Este galardão é o culminar de uma avaliação rigorosa e independente de diferentes variáveis do Jardim Botânico de Faial e é prova de que é possível conciliar a conservação da natureza, principal objetivo do Jardim Botânico, com a sua utilização na promoção dos valores naturais dos Açores.

A ampliação e reestruturação promovida por altura dos seus 25 anos foi o culminar de um grande investimento realizado no Jardim Botânico do Faial nos últimos cinco anos, nesta que é, também, uma estrutura fundamental na estratégia do Governo Regional para a conservação da flora natural destas ilhas. A colecção viva e o banco de sementes existentes permitem a conservação da flora dos Açores e por essa via, a longo prazo, preservar o fantástico mundo Natural reconhecido internacionalmente.

Recorde-se, ainda, que na sexta edição dos prémios de Turismo de Portugal, o Parque Natural do Faial obteve o primeiro lugar para representar Portugal no programa Europeu de Destinos de Excelência – “EDEN”, tendo sido retificado pela comissão europeia como primeiro destino português, nesta categoria.

Autor: SRAM

Numero de Visitantes
  1369846  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

Direção Regional do Ambiente e Ação Climática



  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE