Alterações Climáticas  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

05-06-2012

Governo promove comemorações do Dia Mundial do Ambiente


O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, assinala o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho desde a sua primeira edição em 1972, sob a égide da UNESCO. Para o efeito, este ano foi lançado o mote -“Sentes o Espírito?”, associado a um movimento de motivação e incentivo, para que todos os açorianos pertençam a uma geração com Espírito Verde, isto é, uma geração que recorre a boas práticas ambientais no seu dia-a-dia.
Neste contexto, em toda a rede regional de Ecotecas e Centros de Interpretação Ambiental, os visitantes serão convidados a sentir o Espírito Verde e a contribuir com uma resposta à questão - “o que pode fazer cada açoriano pelo espírito verde nos Açores?”. Esta mesma questão será colocada aos alunos das 97 eco-escolas da Região, convidando-os a refletir acerca das suas atitudes e comportamentos ambientais.
Simbolicamente e para assinalar publicamente a efeméride, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar convidou todos os açorianos a vestirem uma peça de roupa de cor verde no dia 5 de Junho e a refletirem sobre as suas práticas ambientais quotidianas.
Para assinalar esta data, para além da difusão do “Espírito Verde” em todas as ilhas, através da divulgação de um filme e da distribuição de pulseiras verdes - “Green Spirit Azores – Por uma geração com espírito verde ”, será realizado um conjunto alargado de atividades, por ação dos Parques Naturais de Ilha, em parceria com autarquias, escolas, associações, empresas, entre outros.
Embora esteja prevista a realização de atividades de educação e sensibilização ambiental, integradas no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA) em todas as ilhas do arquipélago, realça-se o lançamento, na ilha de S. Jorge, mais concretamente no Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, da emissão filatélica “As Fajãs dos Açores”, promovida pelos CTT, com o apoio do Parque Natural de S. Jorge, a qual contará com a presença do Secretário Regional do Ambiente e do Mar. Será, também, apresentado o documentário “Fajãs do Tempo”, de Paulo Henrique Silva, realizado para o projeto SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores, e que é uma abordagem à relação, perfeita, do homem com a natureza nas fajãs de São Jorge. O documentário assenta na visão das pessoas que ainda cultivam as fajãs, onde é evidente a sustentabilidade ambiental.
O documentário passará a estar disponível no Centro de Interpretação onde será apresentado, bem como no sítio http://siaram.azores.gov.pt
Mais informações e programa detalhado poderão ser consultados em http://portal.sram.azores.gov.pt

Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  1349299  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas


  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE