Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação PRAC
Relatório CDP - Under2MOU 2019
Consulta pública da Renovação da licença...
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
 
Prevenção e Controlo Integrados da Poluição - Regime PCIP


De forma a uniformizar a política europeia em termos de combate à poluição, a União Europeia adotou a Diretiva n.º 96/61/CE, de 24 de setembro, relativa à prevenção e controlo integrados da poluição - PCIP (revogada pela Diretiva n.º 2008/1/CE, de 15 de janeiro), transposta para o regime jurídico regional pelo Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de novembro.

Ao nível nacional a referida Diretiva foi transposta pelo Decreto-Lei n.º 194/2000, de 21 de agosto (revogado pelo Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de agosto).

A adoção da Diretiva pretende prevenir e controlar a poluição, assim como estabelecer medidas destinadas a evitar, ou quando tal não seja possível, a reduzir as emissões para o ar, água ou o solo, a prevenção e controlo do ruído e a produção de resíduos, tendo em vista alcançar um nível elevado de proteção do ambiente no seu todo.

Estão abrangidas pelo cumprimento da Diretiva as atividades económicas que estão potencialmente associadas a uma poluição considerada significativa, sendo definidas de acordo com a natureza e/ou a capacidade de produção dessas instalações.

As atividades abrangidas pelo regime PCIP encontram-se no Anexo III do Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de novembro, estando o funcionamento de tais instalações condicionado à obtenção de uma Licença Ambiental, cuja emissão na Região compete à Direção Regional do Ambiente.

A licença ambiental para os sectores de atividade abrangidos pelo regime PCIP têm em consideração os documentos de referência sobre as melhores técnicas disponíveis (BREFs) e incluem todas as medidas necessárias a fim de assegurar a proteção do ar, da água e do solo, e de prevenir ou reduzir a poluição sonora e a produção de resíduos, com o objetivo de alcançar um nível elevado de proteção do ambiente no seu todo.

A maioria das licenças ambientais emitidas para o regime PCIP até à presente data, foram emitidas nos termos do Decreto-Lei n.º 194/2000, de 21 de agosto (revogado pelo Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de agosto).




Para descarregar o formulário de licenciamento ambiental clique nos links abaixo:
     word e pdf



Para mais informações consulte os links abaixo:



Legislação aplicável:
Diretiva n.º 96/61/CE, de 24 de Setembro
Diretiva n.º 2008/1/CE, de 15 de Janeiro
Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de Novembro


Numero de Visitantes
  919198  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 










 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE