Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
Práticas envolvendo exposições não médic...
Práticas envolvendo exposições médicas -...
IRERPA 2019
 
Prevenção e Controlo Integrados da Poluição - Regime PCIP


De forma a uniformizar a política europeia em termos de combate à poluição, a União Europeia adotou a Diretiva n.º 96/61/CE, de 24 de setembro, relativa à prevenção e controlo integrados da poluição - PCIP (revogada pela Diretiva n.º 2008/1/CE, de 15 de janeiro), transposta para o regime jurídico regional pelo Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de novembro.

Ao nível nacional a referida Diretiva foi transposta pelo Decreto-Lei n.º 194/2000, de 21 de agosto (revogado pelo Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de agosto).

A adoção da Diretiva pretende prevenir e controlar a poluição, assim como estabelecer medidas destinadas a evitar, ou quando tal não seja possível, a reduzir as emissões para o ar, água ou o solo, a prevenção e controlo do ruído e a produção de resíduos, tendo em vista alcançar um nível elevado de proteção do ambiente no seu todo.

Estão abrangidas pelo cumprimento da Diretiva as atividades económicas que estão potencialmente associadas a uma poluição considerada significativa, sendo definidas de acordo com a natureza e/ou a capacidade de produção dessas instalações.

As atividades abrangidas pelo regime PCIP encontram-se no Anexo III do Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de novembro, estando o funcionamento de tais instalações condicionado à obtenção de uma Licença Ambiental, cuja emissão na Região compete à Direção Regional do Ambiente.

A licença ambiental para os sectores de atividade abrangidos pelo regime PCIP têm em consideração os documentos de referência sobre as melhores técnicas disponíveis (BREFs) e incluem todas as medidas necessárias a fim de assegurar a proteção do ar, da água e do solo, e de prevenir ou reduzir a poluição sonora e a produção de resíduos, com o objetivo de alcançar um nível elevado de proteção do ambiente no seu todo.

A maioria das licenças ambientais emitidas para o regime PCIP até à presente data, foram emitidas nos termos do Decreto-Lei n.º 194/2000, de 21 de agosto (revogado pelo Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de agosto).




Para mais informações consulte os links abaixo:



Legislação aplicável:
Diretiva n.º 96/61/CE, de 24 de Setembro
Diretiva n.º 2008/1/CE, de 15 de Janeiro
Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de Novembro


Numero de Visitantes
  910552  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 


12 de novembro de 2019

Muito Bom








 
 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE