Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação PRAC
Relatório CDP - Under2MOU 2019
Consulta pública da Renovação da licença...
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
 

Monitorização de riscos sismovulcânicos no Campo Geotérmico da Ribeira Grande


Programa de Monitorização do Fator Ambiental: Risco Sísmico e Vulcânico, a implementar na fase de exploração dos projectos associados à exploração do campo geotérmico da Ribeira Grande

1- Este Programa de Monitorização surge da necessidade de assegurar  a detetação de eventuais sinais precursores que possam indiciar impactes do conjunto dos projetos sujeitos a procedimento de AIA para a exploração do jazigo geotérmico da Ribeira Grande dos quais possam resultar fenómenos de atividade vulcânica, hidrotermal ou sísmica que ponham em risco pessoas e bens.

2- O Programa de Monitorização tem vindo a ser  implementado desde o início do projeto  remodelação da Central Geotérmica do Pico Vermelho em 2005 e compreende três componentes:
a) Geoquímica: com a instalação de uma Estação de Medição em contínuo do fluxo de CO2 através do solo situada nas instalações que envolvem a Central Geotérmica do Pico Vermelho e campanhas trimestrais de análise trimestrais de CO2, H2S, H, O2, Ar, N2 e CH4.
b) Geofísica: através do registo dos eventos sísmico e determinação sempre que possível da sua magnitude, locaização epicentral, frequência de onda e interpretação do tipo de origem do sismo (vulcânico/hidrotermal ou tectónico), através de uma rede de estações permanentemente em funcionamento na região do graben da Ribeira Grande e imediações e acessíveis ao CIVISA;
c) Geodésica: Medições do deslocamento de marcas geodésicas e sua relação com estações de referência, uma dentro da unidade vulcanotectónica do Fogo e outra no exterior considera fixa.

3. Periodicidade:
a) Geoquimica com determinação em contínuo (registo discreto) do fluxo ce CO2 e trimestral dos campos fumarólicos da Caldeira Velha e Caldeira da Ribeira Grande, com comunicação de relatório anual ou outro intercalar caso seja detetadas situações anómalas que requeiram campanhas urgentes.
b) Geofísica registo em contínuo dos eventos sísmivos através de uma rede implantada no terreno, com envio de relatório anual ou outro intercalar caso seja detetadas situações anómalas que requeiram campanhas urgentes.
c) Geodésica medição anual dos deslocamentos das marcas e determinação destes relativamente aos vários pontes entre si e referenciação às estações fixas dentro e fora da unidade do vulcão do fogo, com envio anual de relatório.

4. Projetos cobertos pelo presente programa de monitorização: Poço CL6 - Central Geotérmica da Ribeira Grande; Remodelação da Central Geotérmica do Pico Vermelho; Projeto de Expansão da Capacidade de geração do Campo Geotérmico da Ribeira Grande - Setor das Caldeiras; Projeto de Expansão da Capacidade de geração do Campo Geotérmico da Ribeira Grande - Setor do Pico Vermelho; Poço Geotérmico CL8.

Relatórios de monitorização entregues na Autoridade Ambiental
Relatórios Anuais Monitorização da Central Geotérmica do Pico Vermelho, integrando um sintese de todas as monitorizações levadas a cabo nesse período e das medidas implementadas pelo proponente: cobrindo os anos 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014;
Relatórios anuais de Monitorização Geoquímica do Campo da Ribeira Grande, último até 31 maio de 2015;
Relatórios anuais de Monitorização Geofísica do Campo da Ribeira Grande, último até 31 de maio de 2015;
Relatórios anuais de Monitorização Geodésica do Campo da Ribeira Grande, último até 31 de maio de 2015;

<< voltar (Projeto de Expansão da Capacidade de geração do Campo Geotérmico da Ribeira Grande - Setor do Pico Vermelho)
<< voltar (Projeto de Remodelação da Central Geotérmica do Pico Vermelho)

 

Numero de Visitantes
  919192  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 










 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE