Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
IRERPA 2019
Pedreira das Fajãs
Mapa de Site
Início prazo preenchimento RAA 2018
 

Informação da Qualidade do Ar - Estação de Monitorização da Qualidade do Ar dos Espalhafatos


No sentido da prevenção dos efeitos nocivos sobre a saúde humana e sobre o ambiente na sua globalidade, a monitorização da qualidade do ar da Região Autónoma dos Açores tem como objectivos:

  • Avaliação da qualidade do ar, com base em métodos e critérios de medição comuns a todo o território nacional;
  • Disponibilização da informação ao público.

Na Região Autónoma dos Açores,a monitorização da qualidade do ar é realizada através de uma estação (estação tipo rural de fundo), instalada nos Espalhafatos, ilha do Faial, que entrou em pleno funcionamento em abril de 2006.

                           
                              Figura 1 - Estação de Medição da Qualidade do Ar - Espalhafatos - Faial

A estação de qualidade do ar está equipada com analisadores automáticos de medida da qualidade do ar, e mede igualmente parâmetros meteorológicos como a velocidade do vento, temperatura, humidade relativa, precipitação e radiação solar.

Os analisadores monitorizam em contínuo e em tempo real a concentração dos seguintes poluentes atmosféricos: partículas em suspensão de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 µm (PM10); e a 2,5 µm (PM2,5); óxidos de azoto (NOx); dióxido de enxofre (SO2) e ozono (O3). Os dados obtidos são validados e enviados para o Qualar, a base de dados nacional de qualidade do ar, onde são divulgados os índices de qualidade do ar diários e outros parâmetros estatísticos. Anualmente são elaborados relatórios de análise de qualidade do ar.

Para assegurar a minimização dos efeitos nocivos da poluição atmosférica, sempre que ocorrerem excedências aos Valores Limiar de Informação e de Alerta da População previstos na legislação em vigor, a Direcção Regional do Ambiente, comunica o facto às Autoridades de Saúde e ainda aos Órgãos de Comunicação Social, por forma a difundir essa informação junto da população.


Numero de Visitantes
  892848  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 


20 de setembro de 2019

Muito Bom








 
 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE