Alterações Climáticas  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

Fontes e efeitos dos Poluentes Atmosféricos



As fontes dos diversos poluentes, bem como os efeitos que cada um dos poluentes origina são bastante diferentes. As diferentes características começam logo pelos diferentes modos como são gerados os poluentes. Assim é possível à partida distinguir dois tipos de poluentes:

  • Poluentes Primários: são aqueles que são emitidos directamente pelas fontes para a atmosfera, sendo expelidos directamente por estas (p. ex. os gases que provêm do tubo de escape de um veiculo automóvel ou de uma chaminé de uma fábrica).

    Exemplo: monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto (NOx) constituídos pelo monóxido de azoto (NO) e pelo dióxido de azoto (NO2), dióxido de enxofre (SO2) ou as partículas em suspensão.

  • Poluentes Secundários: os que resultam de reacções químicas que ocorrem na atmosfera e onde participam alguns poluentes primários.

    Exemplo: o ozono troposférico (O3), o qual resulta de reacções fotoquímicas que se estabelecem entre os óxidos de azoto, monóxido de carbono ou os Compostos Orgânicos Voláteis (COV).

No quadro seguinte resumem-se os efeitos na saúde humana provocados por alguns poluentes atmosféricos:

Poluente

 Fontes

 Efeitos na saúde humana e no ambiente

CO

(monóxido de carbono)

Tráfego

 Indústrias

Reduz a capacidade de transporte de oxigénio até aos tecidos vitais pelo sangue, afectando os sistemas cardiovasculares e nervoso. Em concentrações extremas pode provocar a morte por envenenamento.

Em concentrações mais baixas pode ser gravoso para indivíduos com problemas cardiovasculares e reduz o desempenho desportivo. Concentrações elevadas podem causar sintomas como dores de cabeça, tonturas e fadiga.

NO2

(dióxido de azoto)

Tráfego

Indústrias (resulta da queima de combustíveis a temperaturas mais ou menos elevadas)

Concentrações elevadas podem provocar problemas do foro respiratório, principalmente em crianças, tais como asma ou tosse convulsa.

É um poluente acidificante, que pode contribuir para a formação de chuvas ácidas, as quais acidificam os meios naturais e atacam quimicamente algumas estruturas (por exemplo, os metais) e os tecidos vegetais.

SO2

(dióxido de enxofre)

Indústrias (indústria química, pasta de papel, refinarias e caldeiras que utilizem combustível com alto teor de enxofre, como por exemplo, o fuelóleo)

Os seus efeitos encontram-se associados a doenças respiratórias (bronquite crónica ou asma) e cardiovasculares.

É um dos gases que contribui para as chuvas ácidas, que têm como consequência a acidificação dos meios naturais ou a corrosão de materiais metálicos.

PM

(partículas)

Tráfego

 Indústrias

 Obras de construção civil

Actividades agrícolas

As partículas microscópicas podem afectar a actividade respiratória, em especial da população de risco, como as crianças e idosos, bem como daqueles que sofrem de doenças cardiovasculares e pulmonares.

O nível de risco depende do tamanho das partículas e da sua toxicidade. As partículas em suspensão também afectam o coberto vegetal e reduzem a visibilidade.

O3

(ozono)

Ao nível do solo resulta de reacções químicas entre óxidos de azoto e os compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar e de temperaturas elevadas

A oxidação do ozono troposférico provoca irritações do tracto respiratório, causando dificuldades respiratórias, inflamações brônquicas ou tosse. Estes efeitos fazem sentir-se especialmente em grupos sensíveis, como as crianças, idosos, doentes cardiovasculares e do foro respiratório.

O ozono é o principal constituinte do smog fotoquímico (mistura de nevoeiro e poluição). A exposição a níveis baixos deste poluente pode reduzir as funções pulmonares, originando dores no peito, tosse, náuseas e congestão pulmonar. A destruição das produções agrícolas e das árvores são outra das suas consequências.


Numero de Visitantes
  1348448  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas


  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE