Ação Climática  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

Monitorização da Avifauna do Parque Eólico dos Graminhais


No Vol. 1 do RECAPE, páginas 31 – 32, encontra-se pormenorizado uma proposta de monitorização para o descritor Ecologia – Avifauna, que a seguir se descreve:

Plano de Monitorização (PM)
- Parâmetros a monitorizar: Serão avaliadas periodicamente, as densidades de avifauna no local de  implementação do Parque, bem como efetuadas monitorizações pormenorizadas das espécies sedentárias e migratórias de aves;
- Locais e frequência das monitorizações: Para avaliação das densidades deve ser mantido os mesmos trajetos que o estudo preconizado no Vol. 5 do RECAPE, adotando uma periodicidade anual, durante um período de 3 anos após o início da exploração, preferencialmente durante os meses de Maio e/ou Junho, por forma a coincidir com a época de nidificação.
No que diz respeito à monitorização das espécies sedentárias e migratórias, será entendida como zona a monitorizar, toda a área ocupada pelo Parque Eólico, bem como toda a sua envolvente, durante um ciclo anual após o início da exploração.
- Técnicas e métodos de análise: Para avaliação das densidades, será usado o método de transeptos lineares (Bibby et al. 1993), enquanto que para a monitorização das espécies sedentárias e migratórias, será usado o método de registo de presença e de identificação dos locais de nidificação.
Após a realização dos censos, os dados serão posteriormente tratados utilizando o software Distance, de forma a inferir os respetivos valores de densidade.
- Critérios de avaliação dos dados: A avaliação deve ser comparativa da evolução das densidades e distribuições das espécies entre anos consecutivos, sendo realizada uma análise estatística adequada para avaliar se os resultados são ou não, significativamente diferentes para cada espécie.
- Periodicidade dos relatórios de monitorização: Para cada período de monitorização, será elaborado o respetivo relatório, que será entregue no prazo máximo de trinta dias, após o último dia de campanha de monitorização.


Relatórios de Monitorização

1ª campanha de 27 de Fevereiro 2012
2ª campanha de 28 de Março 2012
3ª campanha de 29 de Abril 2012
4ª campanha de 28 de Maio 2012
5ª campanha de 21 a 29 de Junho 2012 
6ª campanha de 23 de Julho 2012
7ª campanha de 27 de Agosto 2012
8ª campanha de 25 de Setembro
9ª campanha de 27 de Outubro 2012
10ª campanha de 25 de Novembro 2012
11ª campanha de 29 de Dezembro 2012
12ª campanha de 27 de Janeiro 2013

Numero de Visitantes
  1366010  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

Direção Regional do Ambiente e Ação Climática



  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE